UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST MULTIDISC. DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGI
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: Dimen. e Fer. da Gestão Educacional - o gestor e o currículo da escola
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IFHT01-14262
MODALIDADE DE ENSINO: Semipresencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIFHT - Tecnologia em Gestão Pública (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Laboratório2 4 60
TOTAL 3 5 75

EMENTA:

Evolução histórica do conceito de currículo: teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Concepções contemporâneas sobre currículo. Interdisciplinaridade e currículo. O cotidiano da escola e seus currículos: práticas discursivas, cultura escolar, identidade e diversidade. Boas práticas curriculares. O processo participativo e democrático de construção do currículo escolar. O papel do gestor no processo de planejamento, implementação e avaliação do currículo escolar.

OBJETIVO(S):

Conceituar currículo.

Conhecer o processo de evolução histórica e as principais teorias do currículo.

Dimensionar a importância da formulação democrática e participativa do currículo pela escola.

Valorizar a participação do gestor no ciclo de planejamento, implementação e avaliação do currículo escolar.

Incorporar os conhecimentos obtidos à prática do gestor da Educação Pública.




BIBLIOGRAFIA:

Actas dos Colóquios Luso-Brasileiros sobre questões Curriculares.

CORDIOLLI, M. Currículo, cultura escolar e gestão do trabalho pedagógico. Curitiba: A Casa de Astérion, 2004.

GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. (orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

MICHELS, M. H.; GENTIL, H. (Orgs). Práticas Pedagógicas: politica, currículo e espaço escolar. Araraquara: Junqueira et Marin, 2011.

PACHECO, J. A. Currículo e gestão escolar no contexto das políticas educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v.27, n.3, p. 361-588, set./dez. 2011. P. 377-390. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/26410-101334-1-PB.pdf.

PARAíSO, M A. (Org.). Pesquisas sobre Currículos e Culturas: temas, embates, problemas e possibilidades. Curitiba: CRV, 2010.

PLATT, A. D. Currículo e Formação Humana: princípios, saberes e gestão. Curitiba, PR: CRV, 2009.

Revista Currículo sem Fronteiras. In: http://www.curriculosemfronteiras.org/.

Revista Espaço do Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.