UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Teoria e Crítica 1
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI04-14232
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Arquitetura e Urbanismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

EMENTA:

ARQUITETURA E URBANISMO ENTRE ARTE, FORMA E SOCIEDADE. AS TRANSFORMAçõES E DICOTOMIAS ENTRE AS NOçõES DE MODERNO, PóS-MODERNO E CONTEMPORâNEO NA ARQUITETURA E URBANISMO. ARQUITETURA E CRíTICA: LUGAR, ESPAçO, TERRITóRIO, MEIO AMBIENTE, CONTEXTO, FORMA, E AS REVOLUçõES ARTíSTICAS E CULTURAIS DO SéCULO XX, COM EXPERIêNCIAS INOVADORAS NO DOMíNIO DA ARTE E DA CULTURA.

OBJETIVO(S):

DESENVOLVER UMA REFLEXãO SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS E CRíTICAS DA ARQUITETURA, A PARTIR DE UM PANORAMA HISTóRICO DAS TRANSFORMAçõES DA REVOLUçãO INDUSTRIAL E, PRINCIPALMENTE, DA CRISE DO MODERNISMO, ONDE AS TEORIAS DA PóS-MODERNIDADE PROPõEM UMA NOVA RECONFIGURAçãO DO PENSAMENTO ARQUITETôNICO NO CAMPO AMPLIADO.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ESDI04-13339 Arquitetura e Arte Moderna e Contemporânea
 
BIBLIOGRAFIA:

ARANTES, O. B. F. Urbanismo em fim de linha: e outros estudos sobre o colapso da modernização arquitetônica. São Paulo: EdUSP, 1998.

ARGAN, G. C. Arte Moderna. São Paulo: Companhia de Letras, 1992.

AUGé, M. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994

BHABHA, Homi. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

CHOAY, Franc?oise. A regra e o modelo: sobre a teoria da arquitetura e do urbanismo. Sao Paulo: Editora Perspectiva, 1985.

CLIFFORD, James. A Experie?ncia Etnogra?fica: Antropologia e Literatura no se?culo XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.

DELEUZE, Gilles et GUATTARI, Fe?lix. Mil Plato?s: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1 e 5. Sa?o Paulo: Ed. 34, 1997.

DAMATTA, R. A casa e a rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

FOSTER, Hal. Disen?o y delito: y outras diatribes. Madrid: Ediciones Akal, 2004.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GOMBRICH, E. História da Artes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.

GOODY, Jack. Domesticac?a?o do pensamento selvagem. Lisboa: Editora Presenc?a, 1988.

HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

JACQUES, Paola Berenstein. Este?tica da ginga: a arquitetura das favelas atrave?s da obra de Helio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001.

JEUDU, Henri-Pierre. Memórias do Social. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.

KOOLHAAS, R. Nova Iorque delirante: um manifesto retroativo a Manhattan. (1978) Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MONTANER, Josep Maria. Arquitetura e Crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.

NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teo?rica (1965 -1995). Sa?o Paulo: Cosac Naify, 2006.

ROSSI, Aldo. A arquitetura da Cidade. Sa?o Paulo: Martins Fontes, 2001.

SANTOS, Carlos Nelson Ferreira. Como e quando pode um Arquiteto Virar Antropo?logo. In VELHO, Gilberto. O desafio da Cidade. Rio de Janeiro: Editora Campos, 1980. pp. 37-57.

VENTURI, Robert. Complexidade e contradic?a?o em arquitetura. Sa?o Paulo: Martins Fontes, 2004. (Colec?a?o a).

ZEVI, Bruno. Saber ver a Arquitetura. Tradução de Maria Isabel Gaspar e Gaetan Martins de Oliveira. São Paulo: Martins Fontes, 2002.