UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Representação Gráfica Digital 2
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI04-14228
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Arquitetura e Urbanismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0230
TOTAL 0 3 45

EMENTA:

Desenhos tridimensionais e de modelagem 3D utilizando ferramentas digitais. Fundamentos da geometria aplicada à organização tridimensional do espaço. Programas de tratamento de imagens e renderização na apresentação de projetos arquitetônicos. Fundamentação teórica do desenho na arquitetura e urbanismo. A importância do desenho na formação e na prática profissional do arquiteto urbanista.

OBJETIVO(S):

Aplicar a informática ao projeto de arquitetura e ao planejamento urbano e promover a instrumentalização dos estudantes de arquitetura e urbanismo para a representação gráfica por meio digital. Procedimentos e critérios para análise do projeto arquitetônico e seus meios de representação. Técnicas de desenho para apresentação de projetos como fotomontagens e colagens. Desenhos incorporando a utilização de softwares de modelagem e renderização.

Promover a criatividade dos alunos na elaboração de desenhos de arquitetura que incorporem novas formas de construção gráfica. Fomentar o desenvolvimento da habilidade dos discentes e sua agilidade na confecção dos trabalhos. As novas tecnologias digitais na formação e na prática profissional do arquiteto urbanista. As mudanças e potencialidades que os programas digitais vetoriais e paramétricos acarretaram na dinâmica profissional dos arquitetos e urbanistas.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ESDI04-13327 Teoria e História do Design
 
BIBLIOGRAFIA:

BARROS, Diana Rodri?guez (Org.). Experiencia Digital: Usos, Pra?cticas y Estrategias en Talleres de Arquitectura y Disen?o en Entornos Virtualles. Mar del Plata: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2006.

BLAU, E. e KAUFMAN, E. eds. (1989). Architecture and its Image: Four Centuries of

Architectural Representation. Cambridge: MIT Press.

BOUDON, P. et al. (1994). Enseignier la Conception Architecturale: Cours de Architecturologie.

Paris: éditions de la Villette.

BURRY, Jane; BURRY, Mark. Prototyping for Architects: Real Building for the Next Generation of Digital Designers. London: Thames et Hudson, 2016.

BROADBENT, G. ed. (1972). Metodología del Diseño Arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili.

CHING, Francis. Representac?a?o gra?fica em arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2000.

DERDYK, Edith (org.) (2007). DISEGNO. DESENHO. DESIGNIO. Sao Paulo: Ed. SENAC.

EVANS, R. (1995). The Projective Cast: Architecture and its Three Geometries. Cambrige: MIT

Press.

EVANS, R. (1997). Translations from Drawings to Buildings and Other Essays. Cambridge: MIT

Press.

GRAVES, M. (1977). The Necessity of Drawing: Tangible Especulation. In: Architectural Design,

JONES, J. C. (1992). Design Methods (2ª edição revista e ampliada). N. York: John Wiley et Sons.

LASEAU, Paul (2000). Architetcural Representation Handbook: Traditional and Digital Techniques for Graphic Communication. New York : Ed.McGraw-Hill.

NETTO, Cláudia Campos. Autodesk Revit Architecture 2016. Conceitos e Aplicações. São Paulo: érica/ Saraiva, 2015.

SCOTT, Robert G. Fundamentos del disen?o. Buenos Aires: Victor Leru, 1977.

JACKSON, Paul. Folding techniques for designers: from sheet to form. London: Lawrence King, 2011.

ZELL, Mo. Curso de dibujo arquitectonico: herramientas y te?cnicas para la representa?cio?n bidimensional y tridimensional. Madrid: Editorial Acanto, 2010.