UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Cinema, Arquitetura e História
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI04-14175
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaESDI - Arquitetura e Urbanismo (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

EMENTA:

A LINGUAGEM DO CINEMA; TEORIAS DA ANáLISE DO CINEMA; O FILME HISTóRICO E A ARQUITETURA; O FILME DE FICçãO-CIENTíFICA E A ARQUITETURA; PERPECTIVAS DE ANáLISE E DEBATES CONTEMPORâNEOS DA RELAçãO ENTRE CINEMA E HISTóRIA.

OBJETIVO(S):

DISCUTIR NOçõES FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSãO DAS CARACTERíSTICAS ENVOLTAS NO CAMPO DA PRODUçãO CINEMATOGRáFICA EM SUAS RELAçõES COM A ARQUITETURA, BEM COMO COM A HISTóRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA E URBANISMO. CONSIDERANDO-SE, ASSIM, OS ASPECTOS DE ORDEM SOCIAL, ECONôMICO, POLíTICO E CULTURAL COM êNFASE NO ESTUDO DAS TEORIAS VOLTADAS à ANáLISE DE FILMES, COMO A SEMIóTICA.


BIBLIOGRAFIA:

FAZIO, Michael, MOFFETT, Marian, WODEHOUSE, Lawrence. A História da Arquitetura Mundial. São Paulo: Bookman, 2011.

BETTON, Gérard. Estética do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Narrativa, sentido, História. Campinas: Papirus, 1997.

ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.