UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
DISCIPLINA: Ginecologia-Obstetrícia I
CARGA HORÁRIA: 330 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM10-14035
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFCM - Medicina (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
Prática/
Trabalho de Campo
020300
TOTAL 0 22 330

EMENTA:

GINECOLOGIA

ATIVIDADES TEóRICAS

Seminários - apresentação de temas mais prevalentes na prática clínica da ginecologia, com enfoque fisiopatológico.

Sessões clínicas - apresentação de casos clínicos selecionadas e discussão diagnóstica e terapêutica de pacientes internadas.

ATIVIDADES PRáTICAS

Enfermaria

- Realização de história clínica, evolução e prescrição médica diária, sob supervisão; Realização de procedimentos sob supervisão: curativos, cateterismo vesical, entre outros; O aluno aprende a avaliar pacientes no pré e pós operatório.

Ambulatório - atendimento sob supervisão tanto no Ambulatório Geral de ginecologia do HUPE, quanto ter a experiência de vivenciar as diversas áreas da especilidade através do atendimento junto com professor (Infertilidade, Climatério, Cirurgico (baixo e médio risco), endometriose, mastologia, patologia vulvar e do colo uterino e uroginecologia).

O aluno também deverá participar de ambulatórios que realizam procedimentos como histeroscopia e colposcopia. O objetivo não é aprender a realizar o procedimento, mas suas indicações e condutas.

Cirurgia - Acompanhar uma paciente da internação à alta, sua cirurgia e comunicação com os familiares. Acompanhar cirurgia videolaparoscopica e laparotomias.

AVALIAçãO

Os alunos preenchem o passaporte de presença, escrevendo qual a´tividade realizaram em cada turno. Cada atividade é carimbada pelo staff. Esse documento permite uma visualização das áreas, ambulatórios e procedimentos que eles já percorreram.

Todos os alunos realizam portifólio de casos dos ambulatórios com pequena discussão teórica. O objetivo é registrar os aprendizados práticos para um melhor aprendizado, compartilhamento e avaliação.



OBSTETRíCIA

Exame clínico ginecológico com anamnese; inspeção, palpação abdominal e toque bimanual; coleta de material para estudo da flora vaginal e citologia oncótica; exame clínico das mamas; ultrassonografia abdominal e intravaginal, colposcopia e mamografia; dos procedimentos cirúrgicos em ginecologia; diagnóstico clínico e complementar da gravidez; assistência pré-natal, assistência ao parto; complicações da gravidez e do parto.

METODOLOGIA

Treinamento em serviço em ambulatórios de assistência pré-natal e laboratórios de ultrassonografia. Estudos dirigidos consequentes a discussão de casos); metodologias ativas (lúdicas e estudo de casos); seminários e discussões em grupo.

AVALIAçAO

Pré-avaliação, avaliação formativa ao longo do período da unidade curricular, avaliação somativa de conhecimentos e competências e, autoavaliação, do aluno e da UC.

COMPETêNCIAS

Saber fazer exame clínico ginecológico com anamnese; inspeção, palpação abdominal e toque bimanual; coleta de material para estudo da flora vaginal e citologia oncótica, realizando atendimentos clínicos, sob supervisão

Saber interpretar o resultado does principais exames complementares em GO - colpocitologia, e de exames bioquímicos e exames de imagem, l a partir de atendimentos clínicos, sob supervisão

Conhecer as indicações e os fundamentos básicos dos procedimentos cirúrgicos em ginecologia, a partir de atendimentos clínicos, sob supervisão

Fazer o diagnóstico clínico e complementar da gravidez a partir das alterações gerais do organismo, do exame clínico, exames laboratoriais e ultrassonografia.

Saber diagnosticar e como proceder para acompanhar uma gestante normal e durante o pré-natal e trabalho de parto e elaborar um plano de cuidado para as principais complicações.

Saber identificar e elaborar o plano de cuidado das principais complicações da gravidez, a partir das atividades práticas desenvolvidas no ambulatório de Pré-natal e das atividades teóricas em sala de aula

CONTEúDO PROGRAMáTICO

Assistência integral à saúde da mulher na consulta ginecológica

Diagnóstico preliminar baseado na anamnese e exame físico

Coleta de material e exames complementares

Orientações e plano de cuidado

Exames complementares em Ginecologia

Colpocitologia infecciosa e oncótica, dosagens hormonais

Exames invasivos e endoscópicos

Exames de imagem

Cirurgia ginecológica

Procedimentos, intervenções e técnicas cirúrgicas

Pré e pós operatório

Seguimento e controle

Orientações sobre hábitos de vida, rastreamento da gravidez de alto risco, tratamento das queixas menores durante a gravidez

Orientações sobre hábitos de vida

Rastreamento da gravidez de alto risco

Tratamento das queixas menores durante a gravidez

Condução das doenças infecciosas no pré-natal

Sífilis

Toxoplasmose, Rubéola, Hepatite, HTLV

HIV

Doenças intercorrentes no ciclo grávido puerperal

Doenças próprias da gravidez

Doenças intercorrentes clínicas e cirúrgicas

Condições especiais

Acompanhamento da parturiente no trabalho de parto, expulsão e secundamento

Cuidados preliminares com a parturiente

Avaliação fetal, Cardiotocografia e rastreamento do sofrimento fetal agudo

Plano de cuidado com a parturiente - partograma

Assistência á puérpera e ao recém-nascido

Plano de cuidado com a puérpera

Complicações hemorrágicas e infecciosas no puerpério

Assistência ao recém-nascido


OBJETIVO(S):

GINECOLOGIA

GERAIS

Possibilitar ao interno o conhecimento das patologias mais comuns em Ginecologia, ampliando a base de formação do médico generalista, com especial atenção ao programa de saúde integral à mulher, com ênfase ao rastreamento precoce do câncer ginecológico (mama e colo uterino), orientação quanto ao planejamento familiar e diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis.

ESPECíFICOS

Possibilitar a prática da anamnese dirigida em Ginecologia.

Orientar na realização do exame: mamas, especular com colheita de material (colpocitologia oncótica) e exame da genitália (toque vaginal e retal).

Possibilitar o diagnóstico clínico e a investigação complementar.

Possibilitar a discussão das hipóteses diagnósticas e tratamento das patologias mais comuns na prática ginecológica.

Fundamentar conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva, inclusive o Planejamento Familiar.



OBSTETRíCIA

GERAIS

Diagnosticar, e planejar a conduta nas principais complicações do aparelho genital feminino e das mamas e nas gestações de alto risco através da identificação de fatores de risco e/ou indícios ou evidências do comprometimento fetal.

ESPECÌFICOS

Fazer o exame clínico ginecológico básico e saber interpretar exames bioquímicos os laudos de colpocitologia (infecciosa e oncótica), colposcopia, ultrassonografia e mamografia.

Acompanhar gestantes e parturientes e elaborar o plano de cuidado para as condições mais comuns na prática obstétrica.




BIBLIOGRAFIA:

BáSICA

BEREK, JS: NOVAK´S GYNECOLOGY, Lippincot Williams et Wilkins, 15th ed. 2014 (BEREK, JS: NOVAK - Tratado de Ginegologia - Guanabara Koogan , 14ª Ed 2008)



GINECOLOGIA DE WILLIAMS. Schorge, J O, et alii. Editora Mc Graw Hill Medical. New York-USA - 2011

F GARY CUNNINGHAM et al. Obstetrícia de Williams. 23ª Edição. São Paulo Artmed, 2011

GABBE SG et al. Obstetrics - Normal and Problem Pregnancies.6th Ed. Elsevier, 2012



COMPLEMENTAR

INSTITUTO NACIONAL DE CâNCER (Brasil). Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do utero / Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio a Organização de Rede. - 2. ed. rev. atual. - Rio de

Janeiro: INCA, 2016.



INSTITUTO NACIONAL DE CâNCER (Brasil). SISMAMA: informação para o avanço das nações de controle do câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2010. Disponível em: www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Sismama.pdf..



TRAJANO ET AL. Obstetrícia - Rotinas Hospitalares Do HUPE Ed. Triunfal, 2015



BRASIL - Ministério da Saúde Prevenção e Tratamento dos Agravos da Violência Sexual Contra Mulheres e Adolescentes: NORMA TéCNICA 3ª ED.



FERNANDO FREITAS, CARLOS FENRIQUE MENKE, WALDEMAR AUGUSTO RIVOIRE, EDUARDO P. PASSOS - Rotinas em Ginecologia 6ª EDIçãO. Editora Artmed 2011



LEON SPEROFF, ROBERT H. çLASS E NATHAN G. KASE - Endocrinologia Ginecológica Clínica e Infertilidade. Editora Manole 8ª Edição 2014