UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MEDICINA INTERNA
DISCIPLINA: Gastroenterologia II
CARGA HORÁRIA: 110 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: FCM02-13982
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFCM - Medicina (versão 8)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0695
TOTAL 0 7 110

EMENTA:

Anatomia Macroscópica e microscópica, fisiologia, fisiopatologia e patologia integradas do aparelho digestório;

Domínio da epidemiologia clínica no cenário das doenças do aparelho digestório;

ESôFAGO: lesões pépticas, doenças inflamatórias, distúrbios de motilidade, neoplasias benignas e malignas ;

ESTôMAGO: lesões pépticas, pólipos, neoplasias benignas e malignas, dispepsia funcional;

INTESTINO DELGADO E CóLON/RETO: lesões inflamatórias específicas e inespecíficas, neoplasias benignas e malignas, pólipos, colopatia funcional;

FíGADO: hepatite aguda e crônica, cirrose, hipertensão portal, tumores primários e secundários, benignos e malignos, doença gordurosa hepática ;

VESíCULA E VIAS BILIARES: colelitíase, coledocolitíase, neoplasias benignas e malignas;

PâNCREAS: pancreatite aguda e crônica, neoplasias benignas e malignas;

Iatrogenia na Gastroenterologia;

Segurança do paciente em Gastroenterologia.


OBJETIVO(S):

Identificar situações complexas presentes nas pessoas que procuram cuidados na área de conhecimento da gastroenterologia;

Colocar situações complexas presentes na ordenação de prioridades da pessoa que procura cuidados na área de saúde, ressalvadas as condições de ameaça à vida;

Compreender o adoecer na história de vida da pessoa e da sua relação social;

Compreender a pessoa como ser bio-psico-sócio-cultural e ecológico indissolúvel;

Ser capaz de propor e implementar soluções apropriadas para situações complexas identificadas;

Ter compromissos com a pessoa sob seus cuidados, fazendo ajustes necessários às intervenções propostas no curso do tempo;

Estabelecer vínculo com a pessoa sob seus cuidados, construindo sua identidade na relação médico-paciente ;

Construir pensamento crítico sobre o conhecimento médico capaz de promover mudanças contínuas na prática médica;

Ser capaz de integrar equipe multidisciplinar para o cuidado integral da pessoa que procura cuidados na área de saúde, devendo estar habilitado para exercer a liderança horizontal quando esta lhe for atribuída.




BIBLIOGRAFIA:

Yamada

Sleissenger

Gastroenterology

American Journal of Gastroenterology

Gastrointestinal Endoscopy

Clínicas da América do Norte de Endoscopia Digestiva

Clínicas da América do Norte de Gastroenterologia

Hepatology

Journal of Hepatology