UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INTEGRACAO CULTURAL
DISCIPLINA: Métodos e Ferramentas em Gestão e Serviços 1
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI03-13935
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0115
Prática/
Trabalho de Campo
0115
TOTAL 0 2 30

EMENTA:

Tradições e fundamentações teóricas da pesquisa de campo; abordagens e usos da pesquisa de campo em design; delineamento do projeto de pesquisa; métodos de observação, entrevista e observação participativa; materiais e técnicas de suporte à coleta, organização e interpretação dos dados; comunicação dos resultados da pesquisa no contexto do projeto; fundamentos e características do design participativo e colaborativo; formas de envolvimento de usuários e outros grupos de interesse; criatividade e técnicas de facilitação de processos em equipes; ferramentas físicas e/ou digitais de suporte ao projeto colaborativo.

OBJETIVO(S):

Apresentar ao aluno os principais métodos e ferramentas da pesquisa de campo. Apresentar as abordagens metodológicas do design colaborativo. Propiciar o desenvolvimento de competências práticas e o uso reflexivo desses métodos e ferramentas em projetos de design.


BIBLIOGRAFIA:

KUMAR, Vijay. 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. Londres: Wiley, 2012.

STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

LUMA Institute. Innovating for People: Handbook of Human-Centered Design Methods. Pittsburgh: LUMA Institute, 2012.

LUMA Institute. Innovating for People: Human-Centered Design Planning Cards. Pittsburgh: LUMA Institute, 2012.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. Londres: Wiley, 2014.