UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INTEGRACAO CULTURAL
DISCIPLINA: Gestão do Design
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI03-13927
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

EMENTA:

Fundamentos da administração; princípios da gestão do design; design e governança; políticas de incentivo ao design; valor do design para as organizações; gerenciamento de funções, competências, projetos e equipes de design; relações políticas - poder, controle e coordenação; design e negócios; gestão de marcas; introdução à propriedade intelectual; inovação e empreendedorismo.

OBJETIVO(S):

Introduzir conceitos da administração no âmbito do design. Desenvolver competências de gerenciamento de projetos e processos de design no contexto organizacional. Apresentar oportunidades de empreendedorismo com base em projetos de design.


BIBLIOGRAFIA:

MOZOTA, Brigitte B. Gestão do Design: Usando o Design para Construir Valor de Marca e Inovação Corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BEST, Kathryn. Fundamentos de Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2013.

LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value. Nova York: Allworth Press, 2010.

BLAICH, Robert; BLAICH, Janet. Product Design and Corporate Strategy: Managing the Connection for Competitive Advantage. Nova York: Mcgraw-Hill, 1992.

DESIGN MANAGEMENT INSTITUTE. DMI: Journal. Disponível em: http://www.dmi.org/. Acesso em 12/07/15.