UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INTEGRACAO CULTURAL
DISCIPLINA: Elementos de Projeto de Serviços
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI03-13925
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

EMENTA:

Encontros de serviço interpessoais e/ou mediados por tecnologia; papéis, cargos e desempenhos dos stakeholders; estratégias de roteirização e improviso; trabalho emocional e corporal; questões de gênero, raça e classe; tipos e funções dos ambientes de serviço; estratégias de localização e acessibilidade; elementos de ambientação; processos de serviço de frente ou retaguarda; características e implicações da participação de clientes na prestação; estratégias de padronização versus personalização; concatenação dos procedimentos de oferta/demanda; experiência de filas e tempos de espera.

OBJETIVO(S):

Conceituar, do ponto de vista projetivo, elementos distintivos constantes nas relações de produção e consumo de serviços, como as relações, os cenários e os processos de serviço.


BIBLIOGRAFIA:

STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

SERVICE DESIGN TOOLS. Communication methods supporting design processes. Disponível em: http://www.servicedesigntools.org/. Acesso em: 12/07/2015.

______. Service design toolkit. Disponível em: http://www.servicedesigntoolkit.org/. Acesso em: 12/07/2015.