UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE INTEGRACAO CULTURAL
DISCIPLINA: Arte, Arquitetura e Design 2
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI03-13921
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

EMENTA:

O deslocamento do centro para a América do Norte; a barbárie da 2ª Grande Guerra como fator determinante para o início da Arte contemporânea a partir do afastamento dos valores e princípios estabelecidos desde o Iluminismo e o deslocamento para o atual sistema de arte, mais experimental e participativo, movido pela ideia de reaproximação entre arte e vida; entendimento de que toda arte é contemporânea, isto é, produzida no seu tempo presente, mas que a denominação histórica de Arte contemporânea é a mais nova e recente ´mutação funcional´ da arte, ainda hoje em processo; Minimalismo, Pop Art, grupo Fluxus, Arte Conceitual, entre outros movimentos nacionais e internacionais e os ´novos formatos´ como a videoarte, a instalação e a performance; Norman Foster, Frank Gehry, Philip Johnson, Rem Koolhaas, Daniel Liebeskind, Renzo Piano e less is a bore, de Robert Venturi; o debate sobre o ´fim da arte´; visitas a exposições.

OBJETIVO(S):

Apresentar o conceito de Arte contemporânea. Introduzir as expressões e o pensamento crítico da produção artística e arquitetônica atual. Enfatizar o entendimento das relações de interseção e diálogo com outras áreas do conhecimento: ciências, filosofia e tecnologia. Estimular o debate e a pesquisa sobre as direções históricas em curso.


BIBLIOGRAFIA:

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.



CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.



DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da História. São Paulo: Edusp/Odysseus Editora, 2006.



JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo - a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Editora ática, 1996.



LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. Rio de Janeiro: WMF Martins Fontes, 2010.



LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1990.



NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2010.



ROSENBERG, Harold. A tradição do novo. São Paulo: Perspectiva, 1974. 1ª Ed.



ZIZEK, Slavoj. A visão em paralaxe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.