UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE PROGRAMACAO VISUAL
DISCIPLINA: Análise de Elementos de Comunicação 1
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 0 CÓDIGO: ESDI02-13891
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaESDI - Design (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica0230
TOTAL 0 2 30

EMENTA:

Elementos primários - célula e módulo, estudos básicos do plano, formas de estruturação do plano, malhas/redes irregulares, malhas e padrões regulares, campo, elemento, forma, cor; coordenadas cartesianas; coordenadas polares; séries DIN A, B, C; Fibonacci; proporção áurea; sistemas de medidas; relações espaciais - localização, justaposição, superposição, proximidade e distanciamento, forma e contraforma, simetria, espacialização cromática do plano; relações de contraste e identidade - ordenação, hierarquização, estruturação e dispersão, gradação, contrastes cromáticos, semelhança e diferença, homogeneidade e heterogeneidade, uniformidade e diversidade, unidade e multiplicidade.

OBJETIVO(S):

Familiarizar o aluno com os meios comunicacionais, apresentando vocabulário específico. Introduzí-lo à prática da linguagem visual através do desenvolvimento de enunciados visuais bidimensionais (abstratos, cromáticos, figurativos, tipográficos). Abordar criticamente as conexões entre a linguagem bidimensional e o espaço tridimensional, incluindo o ambiente urbano.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ESDI02-01279 Cor e Estruturas Bidimensionais
 
BIBLIOGRAFIA:

ALBERS, Josef. Interaction of Color. Londres: Yale University Press, 1975.

BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão 3.0). São Paulo: Cosac Naify, 2011.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1991.

GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GUIMARãES, Luciano. A cor como informação. São Paulo: Annablume, 2000.

HOFMANN, Armin. Manual de diseño gráfico: formas, sintesis, aplicaciones. Barcelona: G. Gilli, 1996.

ITTEN, Johannes. Design and form: The Basic Course at the Bauhaus and Later. New York: John Wiley et Sons, 1975.

KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

__________. Ponto e linha sobre plano: contribuição à análise dos elementos da pintura. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KEPES, Gyorgy. Language of Vision. Chicago: Paul Theobald, 1951.

LUPTON, Ellen; PHILIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.