UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: O corpo: poéticas e pedagogias
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ART03-13872
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O curso discutirá os processos de hibridação da arte a partir da influência do movimento Neocroncreto no Brasil e suas ressonâncias na produção de arte contemporânea. Visa articular essas discussões ao campo da educação, ampliando o debate sobre a recepção da obra de arte na contemporaneidade, suas mediações junto aos sistemas culturais e no campo específico da educação.

OBJETIVO(S):

O eixo temático ´O corpo, poéticas e pedagogias´ servirá aqui como base para uma discussão sobre uma pedagogia da arte livre de dicotomias e em consonância com poéticas presentes na arte do século XXI. O curso proporcionará uma interface com as linguagens da dança, do teatro e da performance, buscando desfronteirizar os liames entre corpo, imagem e tecnologia.


BIBLIOGRAFIA:

BADIOU, Alain. ética, um ensaio sobre a consciência do mal. RJ: RelumeDumará, 1995

BRITO, Ronaldo. Neocontretismo, vértice e ruptura. SP: Cosac y Naif, s/ref.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Contraponto. RJ;1997

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. RJ: Jorge Zahar, 2002

GIL, Jose. Movimento total, o corpo e a dança. Lisboa: Relógio D´água, 2001

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. SP: Perspectiva, 1987

JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga. A arquitetura das favelas na obra de Hélio Oiticica, s/ref.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral. SP: Brasiliense, 1988