UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
DISCIPLINA: Ciências Sociais e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ICS03-13656
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaICS - Ciências Sociais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

História da formalização da disciplina. Desde émile Durkheim até recentemente, com as teorias contemporâneas de campos deforça e habitus, a educação foi e continua sendo um campo que também subsidia as teorias das ciências sociais. Ao mesmo tempo, a educação se beneficia dos avanços das discussões e pesquisas das ciências sociais. O curso foi planejado de modo que os alunos acompanhem a formação teórica das ciências sociais, para, em seqüências, acompanhar a produção intelectual que trata do que ficou consagrado como sociologia da educação, as recentes abordagens da antropologia da educação, bem como as discussões sobre poder e educação.

OBJETIVO(S):

Familiarizar os estudantes de ciências sociais com discussões das ciências sociais relativas às questões da educação, considerando que a educação foi, historicamente, uma das áreas mais relevantes para a constituição do campo sociológico propriamente.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IFCH02-09353 Ciências Sociais e Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

BOLOGNA, ítalo. Formação da mão-de-obra industrial: o caso brasileiro. In: _ PEREIRA, Luiz (org.). Desenvolvimento, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

BOURDIEU, P. Educação e hegemonia de classe: as funções ideológicas da escola; CUNHA, Luiz A. Notas para uma leitura da teoria da violência simbólica. Educação e Sociedade. Campinas (4), set. 1979.

DEWEY, 1. A concepção democrática da educação e objetivos da educação. In:_Democracia e educação. São Paulo:

Companhia Editora Nacional, 1959.

DURKHEIM, émile. Aula inaugural do Curso de Ciências Sociais. In: CASTRO, Anna Maria de, DIAS, Edmundo F. Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 1975; _.Educação e sociologia. São Paulo:

Melhoramentos; Rio de janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MANNHEIM, Karl e STEW ART, W. A. C. Introdução à sociologia da educação. São Paulo: Cultrix, 1974; MORAES, Reginaldo, Políticas publicas e neoliberalismo. Educação e Sociedade. Campinas (19), 1994; PEREIRA, Luiz. O magistério primário numa sociedade de classes. São Paulo: Cortez, 2004.