UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: Tópicos Especiais de Ensino de História I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP07-13560
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - História (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O ensino de História como objeto de estudo: tendências. História e Historiografia do ensino de História. A especificidade da história escolar: finalidades educativas. Produção, difusão e apropriação dos materiais didáticos no ensino de História. A produção do conhecimento histórico e suas interfaces com os saberes históricos escolares.

OBJETIVO(S):

Pretende-se com essa temática possibilitar aos alunos a compreensão dos processos, que envolvem a construção da história escolar, sua escrita e difusão, com o foco nas suas finalidades no âmbito escolar.


BIBLIOGRAFIA:

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e conhecimento histórico: uma História do saber escolar. São Paulo: Loyola, 1990. _____. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.

FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GONCALVES, Marcia de Almeida et alii. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: FGV, 2012.

MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). Histórias do ensino de História do Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998. MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, Mauad, 2007.

NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: Trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 163-174, set. 92/ago.93.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993.