UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Introdução à Produção Editorial
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS02-13385
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Comunicação Social (versão 2)
FCS - Comunicação Social (versão 2) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 2) Relações Públicas
FCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

O livro como mídia. A produção editorial: princípios fundamentais. Seleção de originais. Aspectos formais do livro: características gráficas, segmentação por gênero, preparação de originais. Publicações especiais. O mercado editorial. Etapas da produção editorial. O contexto e as implicações do livro digital.

OBJETIVO(S):

Proporcionar aos alunos dos cursos de Comunicação Social uma visão panorâmica sobre o campo de trabalho do produtor editorial, suas teorias e técnicas mais fundamentais.


BIBLIOGRAFIA:

ARAúJO, Emmanuel. A Construção do Livro: princípios da técnica de editoração. Rio de. Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

MANGUEL, Alberto. Uma História da Leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MINDLIN, José. Uma Vida entre Livros: reencontros com o tempo. São Paulo: Edusp, 2008

WLASEK FILHO, Francisco. Técnica de Preparação de Originais e Revisão de Provas Tipográficas. Rio de Janeiro: Agir, 1977.