UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE RELACOES PUBLICAS
DISCIPLINA: Consultoria em Relações Públicas
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FCS02-13373
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaFCS - Comunicação Social (versão 2)
FCS - Comunicação Social (versão 2) Jornalismo
FCS - Comunicação Social (versão 2) Relações Públicas
FCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Conceitos: organização, planejamento, direção, controle, eficiência, eficácia, produtividade, qualidade, organograma, hierarquia, funções, fluxo de comunicação, liderança. Construção de missão, visão e valores organizacionais. Organização de uma empresa de comunicação: funcional, por clientes, por projetos etc. Estrutura de uma empresa de RP. Quando e como ciar projetos e consultoria. Competências gerenciais.

OBJETIVO(S):

Oferecer ao estudante uma visão do trabalho de consultores/assessores na área de comunicação organizacional.


BIBLIOGRAFIA:

GALAN, Gilberto. O Consultor e a Comunicação. In: NASSAR, Paulo (org.). Comunicação Empresarial: estratégia das organizações vencedoras. São Paulo: Aberje Editorial, 2005. V. 1.

GREENBAUM, Thomas L. O Manual do Consultor. Rio de Janeiro: LTC, 1991.

KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. São Paulo: Futura, 2000.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços, Marketing e Gestão. São Paulo: Saraiva, 2001

MORGAN, Gareth. Imagem das Organizações. São Paulo: Atlas, 1999.