UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE JORNALISMO
DISCIPLINA: Comunicação em Plataformas Digitais
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FCS03-13324
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFCS - Jornalismo (versão 1)
FCS - Relações Públicas (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O desenvolvimento da internet, no Brasil e no mundo. Redes online. Comunicação massiva e comunicação de nicho. Bases de dados e o ideal de transparência. Interação versus interatividade. O hipertexto. Princípios da redação multimídia. Blogs, portais, hot sites, mídias sociais. Produção e circulação de conteúdos em novos suportes digitais.

OBJETIVO(S):

Apresentar os fundamentos da comunicação por meio de plataformas digitais, proporcionando um espaço de reflexão sobre suas principais características - hipertextualidade, interatividade, multimidialidade, personalização, memória e atualização contínua.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IME05-08432 Estatística Aplic. à Comunicação
 
BIBLIOGRAFIA:

DIZARD, Wilson. A Nova Mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BOLTER, Jay David, GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999.

BUSTAMANTE, Enrique (org.). Hacia un nuevo sistema mundial de comunicación: las industrias culturales en la era digital. Barcelona: Gedisa, 2003.

FIDLER, Roger. Mediamorphosis: understanding new media. Thousand Oaks: Pine Forge Press, 1997.

McADAMS, Mindy. Guia de Proficiência Multimídia para Jornalistas. Disponível em: http://mindymcadams.com