UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Técnicas de Pesquisa em Oferta e Demanda Turísticas
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-13091
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

INSTRUMENTOS DE PESQUISAS PARA DIAGNóSTICO DA SITUAçãO ATUAL DE DESTINOS TURíSTICOS: PESQUISA DA DEMANDA TURíSTICA E INVENTáRIO DA OFERTA TURíSTICA. ESTUDO DA OFERTA TURíSTICA: IDENTIFICAçãO, REGISTRO, HIERARQUIZAçãO, CARACTERIZAçãO E SISTEMATIZAçãO DA OFERTA TURíSTICA. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAçõES TURíSTICAS COMO INSTRUMENTO-BASE PARA PLANEJAMENTO E GESTãO DO TURISMO.

OBJETIVO(S):

CAPACITAR OS ALUNOS NA APLICAçãO DAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISAS QUE SERVIRãO DE BASE PARA O PLANEJAMENTO E GESTãO DA ATIVIDADE TURíSTICA, ESPECIALMENTE AQUELES VOLTADOS PARA O DIAGNóSTICO DE DESTINOS TURíSTICOS.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FCS02-11437 Técnicas de Pesquisa Aplicadas ao Turismo
 
BIBLIOGRAFIA:



BENI, Mário Carlos. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Senac, 2001.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Futura, 1998.

MTUR, Ministério do Turismo. Metodologia do Inventário da Oferta Turística. Disponível em http://institucional.turismo.gov.br/regionalizacao. Acesso em 10/fev/2008.

PEREZ, Amparo Sanchez (coord) Introdução à metodologia da pesquisa em Turismo. São Paulo: Roca, 2005.

RUSSCHMANN, Doris. Turismo e planejamento sustentável. A proteção do meio ambiente. Campinas-SP: Papirus, 1997.

SWARBROOKE, John; HORNER, Susan. O comportamento do consumidor no Turismo. São Paulo: Aleph, 2002.