UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA
DISCIPLINA: Metodologia Científica Aplicada à Arqueologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IFCH05-12926
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Arqueologia (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Construção de objetos de estudo e pesquisa. Conceito de ciência e seus objetivos. As outras formas de conhecimento. Procedimentos científicos para explicitações científicas. Produção de conhecimento em arqueologia. As normas do trabalho científico. As escritas em arqueologia: projetos, relatórios, laudos, textos. A construção de monografias.

OBJETIVO(S):

Compreender os conceitos básicos sobre ciência e método científico para elaboração de textos e pesquisa obedecendo às normas da ABNT. Instigar o interesse pela pesquisa e o raciocínio crítico. Fornecer subsídios para a leitura crítica da realidade e a produção do conhecimento. Instrumentalizar a elaboração de trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas e estimular um comportamento científico na construção de textos por meio da pesquisa. Apresentar os diversos textos produzidos na arqueologia.


BIBLIOGRAFIA:

BASTOS, L. R. et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

BUNGUE, Mario. La ciencia: su método y filosofia. Buenos Aires: El Siglo Veinte, 1976.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

COSTA, Antonio F.G. da. Guia para elaboração de relatório de pesquisa - Monografias: trabalhos de iniciação científica, dissertações, teses e preparo de originais. Rio de Janeiro: UNITEC, 1993.

DEMO, Pedro. Metodología científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.

DIAS Jr., Ondemar. Sobre a reconstituição arqueológica. Arqueo-IAB. Rio de Janeiro: Instituto de Arqueologia Brasileira, 1989, 2, pág. 53-63.