UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENGENHARIA SANITARIA E MEIO-AMBIENTE
DISCIPLINA: Tratamento de Efluentes Líquidos e Reuso
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FEN07-12783
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFEN - Eng. Ambiental e Sanitária (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

EFEITOS DOS EFLUENTES LíQUIDOS NOS CORPOS D´áGUA. CARACTERíSTICAS E CLASSIFICAçãO DOS EFLUENTES LíQUIDOS. PRINCIPAIS PARâMETROS DE PROJETO. METODOLOGIA DE LEVANTAMENTO DE DADOS; CARACTERIZAçãO DOS EFLUENTES. COLETA DE AMOSTRAS (CAMPANHAS): CáLCULO DE CARGAS EM MISTURA (INDUSTRIAL E DOMéSTICO). DEFINIçãO DOS PROCESSOS DE TRATAMENTOS: FíSICOS E OPERAçõES UNITáRIAS; QUíMICOS E BIOLóGICOS. ESTUDOS DE TRATABILIDADE. ESTUDOS EM ESCALA PILOTO. PROJETO HIDRáULICO-SANITáRIO. TRATAMENTO DOS EFLUENTES EM MISTURA (DOMéSTICO E INDUSTRIAL). PROCESSOS DE TRATAMENTO ESPECíFICOS: INDúSTRIA DE ALIMENTOS E PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL; INDúSTRIA FARMACêUTICA; INDúSTRIAS QUíMICAS E PETROQUíMICAS. LIXIVIADOS DE ATERROS DE RESíDUOS. REUSO. PROGRAMAS DE MONITORAMENTO E OPERAçãO.

OBJETIVO(S):

AO FINAL DO PERíODO O ALUNO DEVERá CONHECER OS SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LíQUIDOS E ESTAR CAPACITADO A PROJETAR, IMPLANTAR E OPERAR ESTAçõES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LíQUIDOS.

PRÉ-REQUISITO 1:

FEN07-12784 Tratamento de Esgoto I
 
BIBLIOGRAFIA:

1. METCALF et EDDY - WASTEWATER ENGINEERING: TREATMENT AND REUSE. 4ª ED. BOSTON: MC GRAW HILL, 2003, 1819 P.

2. ECKENFELDER JR, W. W., FORD, D. L. E ENGLANDE JR., A. J. INDUSTRIAL WATER QUALITY. 4ª ED., NEW YORK, MCGRAW-HILL, 2009, 956 P.

3. CAVALCANTI, J. E. W. A - MANUAL DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS. SãO PAULO-SP. ENGENHO EDITORA TéCNICA LTDA, 2009, 453 P.