UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Língua Portuguesa I para Relações Internacionais
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ILE02-12673
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Relações Internacionais (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Linguagem, discurso e texto. Discurso verbal falado e escrito. Unidade, variação e mudança da língua. Emprego da língua padrão. Leitura, interpretação, análise e produção de texto.

OBJETIVO(S):

INSERIR O ALUNO NO CíRCULO ´LER, FALAR, ESCREVER E RELER´, DESENVOLVENDO-LHE A CAPACIDADE DE COMUNICAçãO ORAL E ESCRITA COMO ELEMENTO DE INTERAçãO SOCIAL.


BIBLIOGRAFIA:

AMORIM NETO, Octavio. De Dutra a Lula: a condução e os determinantes da política externa brasileira . Rio de Janeiro: Campus, 2011.

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo Publifolha, 2008.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CERVO, Amado Luiz. Inserção Internacional: formação dos conceitos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2008.

FáVERO, Leonor Lopes, Coesão e Coerência Textuais. São Paulo: ática, 1991.

FONSECA Jr., Gelson. A Legitimidade e Outras Questões Internaionais: poder e ética entre as nações. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GARCIA , Othon Moacyr . Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

KURY, Adriano da Gama. Para Falar e Escrever Melhor o Português. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

LECHINI, Gladys; KLAGSBRUNN, Victor; GONçALVES, Williams (Orgs.). Argentina e Brasil: vencendo os preconceitos. Rio de Janeiro: Revan, 2009.

VALENTE, André Crim. A Linguagem Nossa de Cada Dia. Petrópolis: Vozes, 1997.