UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Fundamentos da Educação III (História da Educação)
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-12659
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 1)
IBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Abordagens históricas e pedagógicas. As raízes da escola no mundo ocidental: educação no mundo grego e romano. A educação na idade média. A educação no Brasil colonial. A educação no Brasil Imperial. Educação e o nascimento da república brasileira. a educação entre as duas grandes guerras. A escola nova e seus fundamentos. A escola pós Segunda Guerra Mundial. O trabalho de Anísio Teixeira. O trabalho de Paulo Freire. Breve história da profissão docente no mundo ocidental e no Brasil. Anos sessenta: a escola lida com a desigualdade social. A educação e o Brasil nos anos de chumbo. Anos oitenta: educação e o neoliberalismo econômico.Anos noventa e a lei de diretrizes e Bases (lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996). O se´culo XXI e os desafios da educação.

OBJETIVO(S):

Problematizar os problemas históricos, políticos e sociais de nossa sociedade. Analisar a História da Educação em função de suas mediações com a economia, a política e a cultura. Refletir sobre a periodização e fontes na área de História da Educação, compreendendo-a em sua inserção na dinâmica da vida social em diferentes contextos históricos.


BIBLIOGRAFIA: