UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Estudo e Desenvolvimento de Projetos (EDP)
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 6 CÓDIGO: FIS02-12642
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
FIS - Física (versão 4)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 7)
EDU - Pedagogia (versão 4)
EDU - Pedagogia (versão 3) Licenciatura em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharelado em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais.

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica6690
TOTAL 6 6 90

EMENTA:

Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro.

Abordagens CTS-ARTE: Uma aproximação entre os enfoques Ciência e Arte e CTS (Ciência, Tecnologia e Educação):

Na escola básica; Na formação de professores; Nos espaços de educação não formal; nas parcerias entre a educação formal e a não formal

Controvérsias controladas e questões sociocientíficas

Alfabetização científica e cultural

Arte, Ciência e Cultura

Projeto político pedagógico

Parcerias universidade-escola-museus na formação de professores

Oficinas Pedagógicas em Projetos CTS-Arte





Conteúdo Programático

Projeto político pedagógico: O que é? Histórico; papel na formação de professores; presença nas políticas públicas; desenvolvimento e pesquisa no âmbito de projetos político-pedagógicos interdisciplinares.

Educação formal e não formal: Parcerias premeditadas

Inter/transdisciplinaridade na escola - possibilidades, limites e desafios

O papel das Oficinas Pedagógicas no desenvolvimento de projetos pedagógicos

Os Projetos:

Luz, Ciência e Arte;

Cem Anos do 14 Bis;

Formação da Diversidade cultural Brasileira: a Física na sua Construção;

O papel da Astronomia na formação do cidadão e a consciência planetária;

Cem Anos da Física Moderna: do micro ao macro mundo - os aceleradores de partículas;

Radioatividade e o Ano Internacional da Química;

Modernismo na Cultura artística e a Ciência Moderna e Contemporânea


OBJETIVO(S):

Discutir com alunos de diferentes cursos da UERJ a Pedagogia de Projetos: O que é? Histórico; papel na formação de professores; políticas públicas e projetos; elementos importantes para a realização de planejamentos, desenvolvimento e pesquisa de projetos político-pedagógicos interdisciplinares;

Apresentar exemplos de projetos já desenvolvidos na parceria universidade-escola e as pesquisas feitas no contexto do seu desenvolvimento.



TRAVA:

68 créditos (Física - versão 7)
68 créditos (Física - versão 5)
 
BIBLIOGRAFIA:

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QUEIROZ, G. R. P. C. ; BEGALLI, Marcia ; Reis, J. C. ; NASSER, P. Z. T. ; Ramalho Silva, L. ; Couto, A.P. ; MACHADO, M. A. D. . Formação da Diversidade Brasileira: A Física na sua Construção. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Programa do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo, 2011. v. único.

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ANDRADE, P. F. de Capítulo 4: Aprender por Projetos, Formar Educadores. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000199.pdf



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LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: editora Cortez. 2011

BARBOSA-LIMA, M. C.; QUEIROZ, G. R. P..; SANTIAGO, R. (2007). Vermeer, Huygens Leeuwenhoek. Física na Escola, v. 8, n.2, p 27 -30, 2007.

OLIVEIRA, R. D.; QUEIROZ, G. RODRIGUES, L. Possibilidade de abordagem CTS no ensino fundamental a partir da obra de Fernando Pessoa. Anais do XVI ENEQ 2012



Livros: sugestão de leitura



Laurent Mannoni A Grande arte da luz e da sombra. Arqueologia do cinema - São Paulo: Senac-Editora UNESP 2003.

Olga Pomba e Silvia Di Camargo (ORGS) As imagens com que a ciência se faz.Lisboa: Editora Fim de Século, 2010.

Araujo-JorgeT. (ORG) Ciência e Arte - Encontros e sintonias Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.





Sites:



Revista Ciência et Educação - UNESP de Bauru



Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências



Investigações em Ensino de Física - UFRGS, disponível em http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm