UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Deontologia em Ciências Biológicas
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IBRAG12-12634
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 1)
IBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 2)
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

ética, moral e cultura; Aspectos fundamentais da ética e da bioética; O biólogo e o código de ética profissional; A ética, a ciência e os desafios da atualidade; ética e os direitos humanos; Biodireito; Questões éticas voltadas aos seres humanos; ética e o meio ambiente; O tratamento com os seres vivos em campo e no laboratório; A ética na educação: a atuação do professor; Educação e sociedade; Moralidade e atualidade: a repercussão na educação; A ética como componente curricular: tema transversal.

OBJETIVO(S):

Situar o futuro profissional do professor de ciências biológicas em relação às normas e princípios éticos que devam orientar suas atividades profissionais; Preparar o aluno para o exercício do magistério, possibilitando a ação consciente de sua profissão, pautada nos princípios éticos e morais; Discutir as implicações éticas voltadas a temas impactantes de pesquisas na sociedade atual; Desenvolver hábitos e atitudes para o desenvolvimento pleno da cidadania tendo como fundamentação os conceitos éticos e morais.


BIBLIOGRAFIA:

AZEVEDO, Marco Antonio O. Bioética Fundamental. 1. Ed. Porto Alegre: Tomo v.1, 2002. 206p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto Ciclos; Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA, Marília Rosália Maia. Valores: reflexões e práticas no dia-a-dia da sala de aula. 3. Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010. 91p.

OBADIA, Samanta. Pessoas, Palavras, Valores: Elos em Construção. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2009. 94p.

OLIVEIRA, R. J. et DA COSTA, M. J. S. ética e Educação: uma abordagem atual. Paraná: CRV, 2009.

PENA-VEIGA, Alfredo, ALMEIDA, Cleide R.S., PETRAGLIA, Izabel (Orgs). Edgar Morin: ética, Cultura e Educação. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2011. 175p.

RIOS, Terezinha Azerêdo. ética e Competência. 18. Ed. São Paulo: Cortez, 2008. 86p. (Coleção Questões da Nossa época; v. 16).