UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMAN
DISCIPLINA: Psicanálise e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-12621
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Escritos e ideias de Freud sobre a educação. As direções da Psicanálise em relação à educação: Anna Freud e Catherine Millot. A relação professor-aluno à luz da Psicanálise. Conceitos de sublimação, transferência e mecanismos de defesa, aplicados ao cotidiano escolar. Psicanálise e escola - uma leitura da instituição.

OBJETIVO(S):

- Conhecer alguns conceitos fundamentais da teoria psicanalítica;

- Reconhecer a importância do conhecimento da Psicanálise para atuação do educador;

- Discutir aspectos do processo educacional, à luz da Psicanálise.




BIBLIOGRAFIA:

ALBERTINI, Paulo. (1994). Reich: História das idéias e formulações para a Educação. São Paulo, ágora.

BACHA, Marcia N. (1998). Psicanálise e Educação: Laços refeitos. São Paulo, Casa do Psicólogo.

DOLLE, Jean-Marie. (1993). Para além de Freud e Piaget: Referências para novas perspectivas em Psicologia. Petrópolis: Vozes.

FREUD, Anna. (1974). Psicanálise para Pedagogos. São Paulo, Martins Fontes.

KUPFER, Maria Cristina. (1989). Freud e Educação: O mestre do impossível. São Paulo, Scipione.

LAPLANCHE, J. et PONTALIS, J. B. (6ª ed.) Vocabulário da Psicanálise. São Paulo, Martins Fontes.

LOPES, Eliane Marta T. (org.). (1998). A Psicanálise escuta a Educação. Belo Horizonte, Autêntica.

MILLOT, Catherine. (1987). Freud Antipedagogo. Rio de Janeiro, Zahar.

MRECH, Leny Magalhães. (1999). Psicanálise e educação: novos operadores de leitura. São Paulo, Pioneira.

SANCHES, Renate Meyer. Psicanálise e Educação: Questões do cotidiano. São Paulo, Escuta.

SILVA, Maria Célia P. (1994). A Paixão de Formar: da Psicanálise à Educação. Porto Alegre, Artes Médicas.