UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-12619
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

- Paradigmas educacionais e modelos de atendimento para pessoas com deficiência e outros transtornos diferenciais do desenvolvimento.

- Pressupostos filosóficos e pedagógicos da educação inclusiva.

- Políticas públicas para educação inclusiva - legislação brasileira.

- Acessibilidade a escola e ao currículo.

- Adaptações curriculares e práticas pedagógicas inclusivas.

- Processo de ensino e aprendizagem de alunos com diferentes tipos de necessidades educacionais especiais incluídos em turmas comuns.



OBJETIVO(S):

- Proporcionar conhecimentos sobre os princípios norteadores da Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica, a partir de reflexões críticas sobre a implementação desta política no cotidiano da escola regular, sobretudo no âmbito das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

- Interpretar os documentos da Política Nacional de Educação Inclusiva em vigência, como elementos norteadores para a organização dos sistemas de ensino e as práticas pedagógicas no contexto do ensino comum.

- Analisar o papel da Educação Especial como suporte à inclusão escolar e as necessidades de formação docente para atendimento desta política educacional.

- Embasar os estudantes com alternativas de adaptações curriculares e práticas pedagógicas, bem como organização do espaço escolar, que garantam o acesso e aprendizagem de alunos que apresentam diferentes necessidades educacionais especiais em uma classe inclusiva.




BIBLIOGRAFIA:

GLAT, R. (Org) Educação Inclusiva: cotidiano e cultura escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2ª ed., 2011 (2ª edição).

GLAT, R. et PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2ª ed., 2012.

GLAT, R. et PLETSCH, M. D. (Orgs) Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.