UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Questões Étnicas e de Gênero
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-12617
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O campo de investigação científica ´Questão étnico-raciais e de Gênero´ e Educação.

A Cultura nacional, culturas afro-brasileiras e Educação.

Desigualdades Raciais e de Gênero e Educação.

O combate ao Racismo e às Desigualdades Raciais e de Gênero e o sistema de ensino brasileiro.

Cidadania, Legislação anti-racista e anti-sexista e Ações Afirmativas.

Por uma Educação anti-racista e anti-sexista.


OBJETIVO(S):

Discutir temas relacionados às questões étnicas, raciais, de gênero e o sistema de ensino brasileiro.


BIBLIOGRAFIA:

BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL Lei LDB/10.639. Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 9 de janeiro de 2003

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília, DF, Congresso Nacional, 1988.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental/Mec, Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais - Pluralidade Cultural. Vol. 10, Brasília: Mec, 1997.

FREYRE, G. Casa Grande e Senzala, Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1987.

GONçALVES, L. A O.; SILVA. P. G. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos, Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

GONçALVES. M. A. R. (org) Educação e Cultura: pensando em cidadania, Rio de Janeiro: Quartet, 1999.

HASENBALG, C.A. Discriminação e Desigualdades raciais no Brasil, Rio de Janeiro: Graal, 1979.

HENRIQUES. R. Raça et Gênero nos Sistemas de Ensino: os limites das políticas universalistas na educação, Brasília: UNESCO, 2002.

MICELI. S. (org.) O que ler na Ciência Social Brasileira (1970-1995) Antropologia v. 1. São Paulo: Editora Sumaré: ANPOCS; Brasília, DF: CAPES, 1999.

MICELI. S. (org.) O que ler na Ciência Social Brasileira (1970-1995) Sociologia v. 2 São Paulo: Editora Sumaré: ANPOCS; Brasília, DF: CAPES, 1999.

PIERUCCI, A. F. Ciladas da diferença, São Paulo: Editora 34,1999.

POUTIGNAT, P. Teorias da Etnicidade, São Paulo: UNESP, 1998.

RIBEIRO. D. O Povo Brasileiro: a evolução e o sentido do Brasil, São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SILVA Jr. H. Discriminação Racial nas Escolas: entre a lei e as práticas sociais, Brasília: UNESCO, 2002.

SILVA. T. da; HALL. S. E WOODWARD, K. Identidade e diferença - a perspectiva dos Estudos Culturais, Petrópolis: Vozes, 2005.