UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇ
DISCIPLINA: Estágio em Espaços Sociais de Formação Humana
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU09-12615
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio1 2 30
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

O ESTáGIO SUPERVISIONADO EM ESPAçOS SOCIAIS E FORMAçãO HUMANAREFERE-SE à REALIZAçãO DE ATIVIDDADES NO âMBITO DA INVESTIGAçãO E DESENVOLVIMENTO DE PRáTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS NãO ESCOLARES, POSSIBILITANDO A AQUISIçãO DE HABILIDADES E COMPETêNCIAS NECESSáRIAS AO EXERCíCIO PROFISSIONAL NESTE CAMPO.

OBJETIVO(S):

O OBJETIVO DESSA DISCIPLINA é QUE OS ALUNOS ESTAGIáRIOS DE PEDAGOGIA POSSAM VIVENCIAR AS POSSIBILIDADES QUE SE APRESENTAM A ESSES LICENCIADOS PARA ALéM DOS ESPAçOS ESCOLARES, CONTRIBUINDO, AINDA, PARA CONSOLIDAR O CARáTER PEDAGóGICO QUE POSSUEM ALGUMAS ATIVIDADES EXERCIDAS NESSES CONTEXTOS.


BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. MINISTéRIO DA EDUCAçãO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BUFFA, E.; ARROYO,G.M.; NOSELLA, P. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FAZENDA, I. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 5. ed São Paulo: Papirus, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GARCIA, R. L (Org.). Alfabetização dos alunos das classes populares. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

HERNANDEZ, Fernando; VENTURA, Montsserat. Organização do currículo por projetos de trabalho. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LINHARES, Célia Frazão et all. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro: DPetA, 2001.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MENEGOLLA, Maximiliano; SANT´ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar?: Currículo, área, Aula. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad, 2006.