UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Imagem, Cultura e Tecnologia
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12609
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Imagem e sentido

Imagem e cultura

Imagem e sociedade

Imagem e tecnologia



OBJETIVO(S):

Promover uma discussão sobre as imagens como objetos polissêmicos e complexos, como construções simbólicas, como representações culturais.

Propiciar reflexão sobre as condições de produção e de recepção das imagens.

Favorizar a leitura crítica dos objetos visuais, levando-se em consideração um contexto contemporâneo de superexposição à visualidade que potencializa defasagens entre a experiência visual quotidiana e a capacidade de a ela conferir sentido.




BIBLIOGRAFIA:

BARTHES, Roland. A câmara clara. Nova Fronteira, 1984.

FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo, Perspectiva, 1973.

______________. Imagem, visão e imaginação. São Paulo, Martins Fontes, 1987.

GOMBRICH, Ernst H. Arte e ilusão, São Paulo, Martins Fontes, 1995.

HUYGHE, René. O poder da imagem. Sao Paulo, Martins Fontes, 1986.

______________. Sentido e destino da arte. Lisboa, Edições 70, 1986.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo, ática, 1996.

LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno. Rio de Janeiro, José Olympio, 1986.

PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa, Edições 70, 1993.

WOLFF, Janet. A Produção Social da Arte. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1982.