UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Estágio em Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU06-12607
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio1 2 30
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

Atividades programadas a serem desenvolvidas em Escolas de Educação Básica que possuam esta modalidade de ensino relativa aos primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental, distribuídas entre observação, co-participação e docência. Registro escrito das atividades de observação, co-participação e docência. Análise e discussão coletiva das atividades práticas realizadas.

OBJETIVO(S):

- Articular e integrar a teoria trabalhada mediante o estudo do conteúdo das disciplinas acadêmicas do Núcleo de Formação Específica e a prática vivenciada na realidade do cotidiano escolar.

- Associar suas aprendizagens à realidade observada e experenciada, colocando em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso de Pedagogia.

- Oportunizar o contato com os documentos da escola, responsáveis pela sua organização e gestão;

- Analisar e criticar os registros da estrutura escolar, dentre eles:

o regimento escolar;

a proposta político-pedagógica;

a matriz curricular;

os documentos que sistematizam a secretaria escolar.




BIBLIOGRAFIA:

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho - o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. IN: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda. (orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeira: DPetA, 2001.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2002.

MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender/Mediar A formação: o fundante da educação. Brasilia: Liber Livro Editora, 2010.

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. LEITE, Lígia. Estágio em educação de jovens e adultos - UERJ. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2011.