UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPT EST POL PÚBLICAS AVALIAÇÃO GESTÃO EDUCAÇ
DISCIPLINA: Gestão Educativa I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU09-12599
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Aspectos Legais da educação, processos de escolarização e cultura escolar na sociedade brasileira;

A função social da escola e suas dimensões pedagógica, política e administrativa-financeira;

Políticas Públicas e Gestão Educacional;

Fundamentos, estrutura, funcionamento e cultura(s) da organização: ciclos de gestão no espaço educativo;

Descentralização e autonomia: administração democrática da gestão escolar;

Planejamento Participativo: princípios, características, funções e fases;

Projeto Político-Pedagógico (PPP) como elemento norteador das ações político-pedagógicas da escola: concepções epistemológicas, filosóficas e políticas;

Execução do projeto político-pedagógico em seu conjunto: currículo, processos de ensino-aprendizagem, regimento escolar, estrutura e atuação da coordenação pedagógica, relações interpessoais, etc.;

Gestão do processo de ensino: o projeto pedagógico;

Práxis gestora: concepção e práticas;

As múltiplas dimensões e os aspectos metodológicos da avaliação como prática reflexiva no contexto geral da ação educativa;

Avaliação interna e externa dos sistemas escolares e da escola: avaliação de aprendizagem e institucional;



OBJETIVO(S):

Compreender a gestão educacional como processo dinâmico, democrático e participativo, capaz de favorecer o desenvolvimento de projetos pedagógicos e a definição de estratégias de gerenciamento de processos e de profissionais de ensino, visando à constituição de conhecimentos e valores pelos estudantes e da identidade escolar.

Analisar as confluências entre educação, desenvolvimento econômico e políticas públicas, para compreender suas inter-relações e práticas com as atividades administrativas escolares.

Entender o planejamento como um elemento efetivo para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, no que diz respeito a definição de ações necessárias para o alcance de metas e a avaliação do que a escola faz e deve fazer para cumprir sua função social.

Compreender a avaliação como processo permanente de aprendizagem e de aprimoramento da dinâmica do contexto social, político, econômico e cultural, na construção de uma educação mais democrática e igualitária.

Refletir sobre as atividades educacionais e as diferentes formas de gestão - a partir da prática vivenciada na unidade escolar - com relação aos aspectos da organização do trabalho escolar, do planejamento e da avaliação de propostas pedagógicas. (*)




BIBLIOGRAFIA:

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