UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Corpo e Movimento na Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12596
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O corpo na escola e na sociedade brasileira. As condições político-sociais do corpo. Movimento e expressão corporal na história, na cultura e na sociedade. Compreensão da função estratégico-metodológica do corpo em relação ao conceito de saúde social e a cultura corporal. Entendimento e ação na relação da corporeidade no processo de construção do conhecimento. Possibilidades de ações pedagógicas lúdicas e práticas do corpo e do movimento no espaço escolar. Conhecimento das concepções psicomotoras e suas diferentes fases no espaço escolar. Corpo e movimento no tempo e espaço. As diversas manifestações e expressões corporais na escola.

OBJETIVO(S):

Analisar o conceito de corpo e suas ações na escola e na sociedade.

Apresentar a questão da corporeidade na história, na antropologia e na educação.

Refletir sobre as principais teorias do crescimento e do desenvolvimento infantil em bases psicomotoras, educacionais e culturais.

Construir conexões entre corpo, movimento e educação inclusiva.

Compreender a importância do jogo e do brinquedo na construção do conhecimento.

Oportunizar o entendimento do sujeito por completo, contextualizado em sua plenitude de sua corporalidade na cultura, na política e em seu meio social.

Refletir sobre os movimentos e gestos corporais enquanto expressões da cultura e do período histórico-social;

Compreender a linguagem do corpo na sociedade brasileira;

Refletir sobre a corporeidade e as novas tecnologias no espaço escolar.

Refletir sobre o papel do educador como mediador da cultura sócio-corporal.




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