UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMAN
DISCIPLINA: Trabalho e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-12594
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Trabalho: conceito(s). Diferentes tipos de trabalhos através da história.

Trabalho e Educação no mundo globalizado: características e contradições.

Trabalho e Educação: relações. Educação para o trabalho hoje.



OBJETIVO(S):

- Conceituar trabalho;

- relacionar Educação e trabalho;

- compreender o caráter formativo do trabalho e a importância da educação na formação do trabalhador;

- analisar socio-historicamente as especificidades do trabalho através das diferentes épocas históricas (da Pré-História aos dias de hoje);

- caracterizar a relação trabalho e Educação no mundo globalizado.




BIBLIOGRAFIA:

ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos; 171).

FRANCO, Maria Ciavatta. Formação profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. A Experiência do Trabalho e a Educação Básica. Rio de Janeiro: DPetA, 2007.

GENTILI, Pablo (org.). Escola S.A. : quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, 1996.

HUBERMAN, Leo. O homem como produtor de riqueza e história. In: História da riqueza do homem. 15ª ed. Rio e Janeiro: Zahar, 1979.

KRUPPA, Sônia M. Portella (org.). Economia solidária e educação de jovens e adultos. Brasília: INEP/MEC, 2005.

MARX, Karl. Elementos Fundamentales para la crítica de la economía política (Grundrisse). México: Século XXI, 1986.

MéSZáROS, István. A Educação para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei (Orgs.). Marxismo e Educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, Celso João [e.al]. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli. Educação e trabalho uma relação tão necessária quanto insuficiente. São Paulo Perspec., vol.14, no.2, São Paulo, Apr./June 2000.

SINGER, Paul. Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. São Paulo: Contexto, 2001.

TIRIBA, Lia Vargas. Economia popular e produção de uma nova cultura do trabalho: contradições e desafios frente à crise do trabalho assalariado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

Zeneida, Acácia. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1989.