UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA
DISCIPLINA: Estágio na Educação Infantil
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: EDU07-12593
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Estágio1 2 30
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

O Estágio Supervisionado na Educação Infantil envolve atividades programadas a serem desenvolvidas em creches e pré-escolas distribuídas entre sondagem, observação e docência compartilhada, bem como a análise e discussão coletiva das atividades práticas realizadas.

OBJETIVO(S):

Investigar a prática docente no ambiente de creches e pré-escolas; desenvolver habilidades e competências necessárias ao exercício profissional no contexto da educação de crianças de 0 a 5 anos de idade.


BIBLIOGRAFIA:

BECCHI, Egle; BONDIOLI, Anna. Avaliando a pré-escola: uma trajetória de formação de professoras. São Paulo: Autores Associados, 2003.

BONDIOLI, Anna (Org.). O projeto pedagógico da creche e sua avaliação: a qualidade negociada. São Paulo: Autores Associados, 2004.

BRASIL. MINISTéRIO DA EDUCAçãO E DO DESPORTO. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

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CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Flávia; FERREIRA, Isabel. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo: Cortez, Fundação Carlos Chagas, 2001.

DEVRIES, Rheta et all. O currículo construtivista na educação infantil: práticas e atividades. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HADDAD, Lenira. A creche em busca de identidade: perspectivas e conflitos na construção de um projeto educativo. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 1996.

KAMII, Constance; DEVRIES, Rheta. Piaget para a educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

KRAMMER, Sonia. Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: ática, 14. ed., 2001.

OLIVEIRA, Zilma de M. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

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