UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Informática na Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12588
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Informática e Sociedade. Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento. O computador e a internet como instrumentos culturais de aprendizagem. A Informática Educativa no Brasil. Políticas e Programas de Informática na Educação. Projetos de aprendizagem e a Informática no Currículo. A Informática Educativa antes e depois da Web2. Avaliação e uso de softwares (comerciais, educativos, jogos eletrônicos e sociais) na prática pedagógica. Multimídia e Educação. A prática pedagógica nos laboratórios de informática e com os computadores móveis. Informática e acessibilidade. A Educação Online e suas contribuições para a Informática na Educação.

OBJETIVO(S):

Compreender as principais características da Sociedade da Informação e suas implicações na prática pedagógica

Analisar as principais políticas e programas de Informática na Educação

Avaliar e elaborar projetos e atividades pedagógicas com o uso de softwares e da Internet em laboratórios de informática e com computadores móveis

Utilizar o computador e a Internet como instrumentos culturais de aprendizagem

Integrar, eticamente, tecnologia e Educação.



BIBLIOGRAFIA:

ALVES, L. Game Over: Jogos Eletrônicos e Violência.SP: FUTURA,2005.

BONILLA. M. H. Escola Aprendende: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro:Quartet, 2005.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

LEMOS, A. Cultura das redes: ciberensaios para o século XXI. Salvador: EDUFBA, 2002.

LEMOS, A.; CUNHA, P.. (orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LéVY, P. Cibercultura. S. Paulo: Editora 34, 1999.

______. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da Informática. SP, Ed. 34, 1996.



MORAES, M. C.. Informática Educativa no Brasil: um pouco de história. Em Aberto, Brasília, ano12, nº57, jan/mar 1993, p.17-26.

MORAES, R. Informática na Educação. Rio de Janeiro: DPetA, 2000.

PRIMO. A. Interação mediada por computador. Porto Alegre: Sulina, 2006.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertexto, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

SANTOS, E.. ALVES, L. (Orgs). Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.

SANTOS, E. SILVA, M. (Orgs). Avaliação da aprendizagem em educação online. SP:Loyola, 2005.

SCHAFF, Adam . A Sociedade Informática. SãoPaulo. Ed. UNESP, 1997.

SILVA, M. Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

SILVA, M. Educação Online. SP:Loyola, 2003.

VALENTE. J. A. Formação de educadores para o uso da Informática na escola. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2003.



Outros:



Revista Informática e Educação: teoria e prática http://revista.pgie.ufrgs.br/

Anais dos congressos do RIBIE (Rede Iberoamericana de Informática Educativa )

http://lsm.dei.uc.pt/ribie/pt/textos/textos.asp