UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: História na Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12584
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Espaços-tempos da produção do saber histórico escolar. Métodos e pesquisas em História Regional, Local e do Cotidiano. Processo histórico da formação da sociedade Brasileira. Relações históricas entre a História brasileira e das demais sociedades humanas. Histórias e culturas afro-descendentes e indígenas no Brasil. Movimentos sociais no Brasil: ontem e hoje. História do estado e de municípios do Rio de Janeiro. Metodologia e avaliação em História. Produções didáticas e para-didáticas pertinentes aos temas abordados pela disciplina.

OBJETIVO(S):

Identificar a sala de aula enquanto espaço-tempo de produção do saber histórico escolar.

Reconhecer a sala de aula enquanto espaço-tempo da diversidade étnico-cultural.

Relacionar a produção do conhecimento histórico aos múltiplos espaços-tempos fora da escola: museus, bibliotecas, arquivos públicos e privados, praças, monumentos e edificações históricas, entre outros.

Instrumentar professores e professoras para utilização dos métodos da pesquisa em História Regional, Local e do Cotidiano.

Instrumentar professores e professoras na elaboração e desenvolvimento de projetos (inter)disciplinares com base nas questões socioculturais atuais presentes nos contextos: nacional, regional e local.

Identificar o processo de formação da sociedade brasileira e suas relações com a História dos demais povos: europeus, africanos, indígenas, latino-americanos e asiáticos.

Aprofundar conhecimentos acerca da História do Estado e da cidade do Rio de Janeiro, assim como dos demais municípios alcançados pelo consórcio CEDERJ.

Aprofundar conhecimentos acerca da História das Culturas Africanas e dos Afro-descentes brasileiros.

Aprofundar conhecimentos acerca da História das Sociedades Indígenas Brasileiras: 500 anos de subserviência e os movimentos indígenas atuais.

Aprofundar conhecimentos acerca dos movimentos sociais passados e atuais existentes na História brasileira;

Discutir metodologias e avaliação do saber histórico no cotidiano das salas de aula dos anos iniciais da educação básica.

Analisar e avaliar as produções didáticas e para-didáticas para o ensino de História para os anos iniciais do ensino fundamental.




BIBLIOGRAFIA:

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