UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Matemática na Educação II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12582
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Ampliação do conceito de número: os racionais. Operações com frações e suas aplicações. Visualização e representação espacial. Sólidos geométricos. Formas geométricas básicas e relações entre elas. Noções de grandeza e de medida. Perímetro, área e volume. Comunicação de idéias geométricas.

OBJETIVO(S):

Conhecer a evolução histórica da matemática e da ampliação dos conceitos fundamentais desta ciência

Discutir e avaliar criticamente as questões fundamentais do processo de ensino e aprendizagem da matemática.

Além de adquirir uma compreensão dos conceitos matemáticos e dos procedimentos, é fundamental a compreensão do que significa fazer matemática; do desenvolvimento da capacidade de validar as próprias respostas; além de apreciar a relevância da matemática para além da utilidade cotidiana corriqueira.




BIBLIOGRAFIA:

ABRANTES, P. Investigações em geometria na sala de aula. In E.Veloso, H. Fonseca, J. Ponte et P. Abrantes (org.), Ensino da Geometria no virar do milênio.

Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 1999

BOYER , Carl Benjamin . História da matemática . Trad. Elza F. Gomide . São Paulo : Edgar Blucher , 1996 .

D ´Ambrósio , Ubiratan .Educação Matemática : da teoria à prática . Campinas : Papirus , 1996 .

DAVIS , P. e HERSH, Reuben. A experiência Matemática. Rio, Francisco Alves, 1989.

FIORENTINI, D.; CRISTOVAO, E. M. (orgs.)História e Investigação de/em aulas de Matemática Campinas: Editora Alinea, 2006.

FIORENTINI, D.; JIMéNEZ, A. (org.) Histórias de aulas de Matemática: compartilhando saberes profissionais. Campinas: Editora Gráfica FE/UNICAMP - CEMPEM, 2003.

FIORENTINI, D.; CRISTOVAO, E. M. (orgs.)História e Investigação de/em aulas de Matemática Campinas: Editora Alinea, 2006. (89 p.)

FIORENTINI, D.; JIMéNEZ, A. (org.) Histórias de aulas de Matemática: compartilhando saberes profissionais. Campinas: Editora Gráfica FE/UNICAMP - CEMPEM, 2003. (89 p.)

FIORENTINI, D. (org.) Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. (248 p.).

etras, 2003. .

FIORENTINI, D. (org.) Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

MACHADO , Nilson José . Matemática e educação : alegorias tecnológicas e temas afins . São Paulo : Cortez , 1992 .

MACHADO , Nilson José . Matemática e linguagem materna . São Paulo : Cortez , 1991 .

MIORIN , Maria ângela . O ensino da matemática no 1º grau . Rio de Janeiro : Atual , 1991 .

PIAGET , J. La ensinãnza de las matematicas . Espanha : Aguilar Editores , 1965.

POLYA , George . A arte de resolver problemas . São Paulo : Interciência , 1978 .

TOLEDO , Marília . TOLEDO , Mauro . Didática de Matemática : como dois e dois:a construção da matemática . São Paulo : FTD , 1997 .

VIGOTSKY , L.S. Pensamento e Linguagem . São Paulo : Martins Fontes , 1987 .