UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: História da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU05-12581
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

História, Historiografia e História da Educação. A Paidéia e a formação do homem grego. Educação, civilidade e cidadania em Roma antiga. A educação no ocidente cristão medieval: escolas catedrais, ordens religiosas e Universidades. Educação, civilidade e modernidade. A forma escolar moderna (sécs. XVI a XIX). Infância, pedagogia e processo civilizatório. Reformas religiosas e ordens docentes. Educação na América Portuguesa: ação da Companhia de Jesus e de outras ordens missionárias. Revoluções liberais, Iluminismo e Estados modernos. Constituição da escola estatal no Ocidente. Independência das Américas e formação dos Estados nacionais: processos de escolarização. Escolarização no Brasil imperial: ação do estado, da sociedade e de outras agências educativas. Ensino primário, secundário, superior. Escolas Normais e formação de professores (sécs. XIX e XX). Educação na República: movimentos sociais, Escola Nova e nacionalização dos sistemas educacionais. Direito à educação escolar e cidadania no Brasil contemporâneo. História da educação como campo de pesquisa sobre os fenômenos educativos.

OBJETIVO(S):

- Analisar as concepções de história, historiografia e história da educação;

- Compreender os contextos sócio-históricos de práticas educativas em diferentes sociedades e culturas humanas no espaço e no tempo (Antigüidade, Idade Média, Modernidade e época Contemporânea);

- Conhecer os processos de emergência da escola como instituição educativa no mundo ocidental, a partir da modernidade e os efeitos do processo de escolarização na formação dos Estados modernos;

- Relacionar a constituição das instituições educativas, pedagógicas e disciplinares com o processo de configuração de uma nova concepção de infância nas sociedades ocidentais, desde o fim da Idade Média;

- Discutir a ação educativa das Igrejas e das ordens religiosas, como a Companhia de Jesus e outras, no âmbito das Reformas religiosas (sécs. XV e XVI);

- Compreender a história da educação e da escolarização no Brasil e suas articulações com a expansão transnacional da Europa e a colonização moderna;

- Analisar os processos e práticas educativas na América Portuguesa;

- Compreender as revoluções liberais do século XVIII, o Iluminismo e os movimentos de Independência na América colonial e suas relações com a constituição dos Estados docentes modernos e a emergência da educação escolar estatal;

- Conhecer a história da educação brasileira no Império e na República (séculos XIX e XX) e a constituição da cultura escolar no Brasil (escolas elementares, secundárias, superiores, escolas normais);

- Relacionar as especificidades da história da educação e sua contribuição para o conhecimento dos processos, práticas e fenômenos educativos;




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