UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: História na Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12578
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de História. Concepções historiográficas: Positivismo, Materialismo Histórico e Annales. Noções e conceitos para construção do conhecimento histórico. Noções temporais, fato e fontes históricas. Memória, Patrimônio, Cultura, Identidade, Subjetividade, Diversidade. O ensino de História e as atuais políticas públicas. Relações étnico-Raciais: sociedades e culturas indígenas, afro-descendentes e africanas. Produção Didática e Para-didática em História para a educação básica. Procedimentos metodológicos e da pesquisa e o saber histórico escolar.

OBJETIVO(S):

Compreender a importância do estudo da História e de seus fundamentos teórico-metodológicos no processo de ensino e aprendizagem;

Reconhecer a historiografia como um conhecimento socialmente construído e comprometido com bases ideológicas.

Reconhecer a existência de controvérsias interpretativas sobre o saber histórico;

Reconhecer e analisar a aplicação das principais concepções historiográficas presentes na atual produção didática e para-didática de modo a compreender as relações de alunos, professores e demais sujeitos sociais com o conhecimento histórico.

Conceituar, relacionar e reconhecer a importância para o ensino de História das noções de: educação, memória, patrimônio, cultura, identidades, subjetividades entre outros conceitos;

Conhecer e aprofundar noções e conceitos relacionados à construção do conhecimento histórico. Noções temporais: duração, sucessão, simultaneidade, permanência e mudança. Fato histórico, fontes históricas, processo histórico, contexto, conjuntura, estrutura, entre outros;

Reconhecer e utilizar a diversidade de fontes históricas para produção do conhecimento histórico. Fontes: textuais, orais, iconográficas, audiovisuais entre outras;

Discutir as propostas curriculares e as diretrizes para o ensino de História para os anos iniciais de crianças, bem como das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Indígenas;

Discutir e avaliar procedimentos metodológicos e da pesquisa da/na produção de saberes históricos escolares, incluindo as atuais tecnologias da informação e comunicação.




BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SEPPIR, 2005.

BRASIL. Educação de Jovens e adultos: proposta curricular para o 1º segmento do Ensino Fundamental. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC. 1997.

BITTENCOURT, Circe (org). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1998.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Uma introdução à História. São Paulo: Brasiliense, 1992.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales - 1929 - 1989 - A Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: UNESP, 1997.

BURKE, Peter. (org). A Escrita da História - novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPetA, 2001.

JOHNSON, Richard, ESCOTSGUY, Ana Carolina, SCHULMAN, Norma. O que é, afinal Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: UNICAMP, 2003.

KOSSOY, Boris. Fotografia et História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes Históricas. São Paulo:Contexto, 2006.

PINSKY, Jaime (org). O Ensino de História e a Criação do Fato. São Paulo: Contexto, 1991.

SCHMIDT, Mª Auxiliadora, CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

SOIHET, Rachel, ABREU, Martha. Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

TéTART, Philippe. Pequena História dos historiadores. Bauru, SP: EDUSC, 2000.