UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Matemática na Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU02-12576
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Conceito de número natural. Sistema de numeração e valor de posição. Operações: significados e suas propriedades. Os modelos de contagem na abordagem das operações. A História da Matemática como forma de mostrar que a evolução da matemática se dá a partir da superação de problemas. A resolução de problemas como forma de aprender Matemática. Análise de dados, estatística e probabilidades.

OBJETIVO(S):

Conhecer a Educação Matemática hoje com relação à construção do conhecimento matemático na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Adquirir compreensão progressiva da natureza da Matemática, dos seus processos e características como ciência.

Desenvolver capacidades matemáticas para a vida cotidiana, para o pleno exercício da cidadania.



BIBLIOGRAFIA:

BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide. São Paulo: Edgar Blücher, 1996.

CARRAHER, T., CARRAHER, D., SCHLIEMANN, A. Na vida dez na escola zero. São Paulo: Cortez, 1991.

CERUQETTI-ABERKANE, F. e BERDONNEAU, C. O ensino da Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997

D`AMBRóSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

DUHALDE, M.E. e CUBERES, M.T. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998

ENZENSBERG, Hans Magnus. O diabo dos números. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

IFRAH, George. Os números - a história de uma grande invenção. São Paulo: Globo, 1992.

KAMI, C. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1984.

KOTHE, S. Pensar é Divertido. São Paulo: Herder, 1970

MACHADO, Nilson José. Matemática e educação : alegorias tecnológicas e temas afins.. São Paulo: Cortez, 1992.

MACHADO, Nilson José. Matemática e linguagem materna. São Paulo: Cortez, 1991.

MIORIN, Maria ângela. O ensino da matemática no 1o grau. Rio de Janeiro: Atual, 1991.

PARRA, C. e SAIZ, I. ( org.) Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996

PIAGET, J. La ensenãnza de las matematicas. Espanha: Aguilar Editores, 1965.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. São Paulo: Interciência, 1978.

SCHLIEMANN, Analúcia e Carraher, David ( org). A compreensão de conceitos aritméticos: ensino e pesquisa. Campinas: Papirus, 1998

VIGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.



Outros:

Revista Educação e Matemática - APM - Lisboa

Revista do Professor de Matemática - SBM