UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMAN
DISCIPLINA: Filosofia da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU08-12575
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaEDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

´ a definição da educação: da influência da metafísica às ´ciências da educação´;

o estatuto do conhecimento na educação;

bases antropológicas da educação: as representações do aluno ;

a figura do mestre: saber e questionamento;

a filosofia como prática da elucidação das questões educacionais;

o sentido político da educação: a invenção da sociedade democrática e a formação dos cidadãos;

modernidade: a redefinição do espaço público.

a cidadania moderna e a instituição da escola pública.

educar o cidadão: exigências, meios e procedimentos para a educação democrática moderna;

o desmonte do espaço público e a crise da escola na contemporaneidade.





OBJETIVO(S):

Introduzir elementos teórico-conceituais que subsidiem a formação, por parte do futuro educador, de uma atitude de constante interrogação dos sentidos instituídos na história e na atualidade para a prática e o cotidiano educacionais.


BIBLIOGRAFIA:

ARENDT, Hannah. A Condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Campinas: Unesp, 2000

CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidadão? São Paulo: Papirus, 1997

CASTORIADIS, Cornelius. A pólis grega e a criação da democracia in Encruzilhadas do labirinto II. Domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 268-313.

CASSIRER, E. A filosofia do Iluminismo. Campinas: Unicamp, 1992.

VALLE, Lílian do. A Escola e a Nação. São Paulo: Letras e Letras, 1996.

VALLE, Lílian do. Enigmas da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.