UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Educação Especial
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-12573
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia EAD (versão 1)
EDU - Pedagogia - EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Evolução da Educação Especial através da história. Aspectos legais, políticos e conceitos na Educação Especial. Prevenção e Estimulação. A importância da relação família-escola. Necessidades educacionais especiais, implicações nos processos de ensino-aprendizagem nas diversas etapas do ciclo de desenvolvimento humano. Adaptações curriculares, ajudas técnicas e o processo de inclusão de educandos com necessidades especiais. Tendências contemporâneas acerca da inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.

OBJETIVO(S):

Compreender a evolução da Educação Especial através da história.

Identificar os avanços das leis, políticas e conceitos na Educação Especial.

Reconhecer a importância da prevenção, da estimulação e a relação família e escola no processo de inclusão.

Conhecer as áreas de necessidades educacionais especiais e implicações nos processos de ensino-aprendizagem nas diversas etapas do ciclo de desenvolvimento humano.

Identificar a importância das adaptações curriculares e ajudas técnicas no processo de inclusão de educandos com necessidades especiais.

Identificar as tendências contemporâneas acerca da inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.




BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Ministério da Educação. Secrataria de Educação Especial. Legislação. Pareceres. Publicação. Documentos Internacionais. Disponíveis no site www.mec.gov.br/seeps

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