UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTATISTICA
DISCIPLINA: Mineração de Dados
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME05-12547
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIME - Estatística (versão 3) Finança e Marketing
Eletiva DefinidaIME - Estatística (versão 3)
IME - Estatística (versão 3) Finança e Marketing
IME - Estatística (versão 3) Métodos de Decisão e Processos Industriais

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Descoberta do conhecimento em bases de dados, classificação e predição, análise de clusters, regras de associação, discretização, limpeza dos dados, árvores de decisão, redes neurais, regressão logística.

OBJETIVO(S):

Habilitar o aluno a realizar análises exploratórias de dados de diversos tipos e complexidades por meio de gráficos e medidas-resumo com auxílio de pacotes estatísticos e planilhas de cálculo.

TRAVA:

100 créditos (Estatística - versão 3)
 
BIBLIOGRAFIA:

- AMARAL, F.C.N. [2001]. Data Mining: Técnicas e Aplicações para Marketing Direto. São Paulo: Editora Berkeley.



- BUSSAB, W.O., MORETTIN, P.A. [2002]. Estatística Básica. 5.ed. São Paulo: Editora Saraiva

.

- BUSSAB, W.O., MIAZAKI, E.S. ANDRADE, D.F. [1990]. Introdução à Análise de Agrupamentos. São Paulo: 9º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.



- BERRY, M.J.A., LINOFF, G. [2004]. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 2ª ed. New York: John Wiley et Sons, Inc.



- CARVALHO, L.A.V. [2001]. Data Mining: A Mineração de Dados no Marketing, Medicina, Economia, Engenharia e Administração. São Paulo: Editora érica.



- DINIZ, C.A.R., NETO F.L. [2000]. Data Mining: Uma Introdução. São Paulo: XIV Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. IME-USP.



- FERNANDEZ, G. [2003]. Data Mining Using SAS Applications. New York: Editora Chapman et Hall/CRC.



- HAN, J., KAMBER, M. [2001]. Data Mining: Concepts and Techniques. San Francisco: Morgan Kaufman Publishers.



- KLOSGEN, W., ZYTKOW, J.M. [2002]. Handbook of Data Mining and Knowledge Discovery. New York: Oxford University Press. Inc.



- MANLY, B.F.J. [2005]. Multivariate Statistical Methods: a Primer. 3ª Ed. New York: Chapman et Hall.