UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TURISMO
DISCIPLINA: Planos de Marketing em Turismo: Metodologias e Elaboração
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG03-12504
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIGEOG - Turismo (versão 1)
IGEOG - Turismo (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Planos de Marketing: conceito, fundamentos e aplicações na atividade turística. Metodologias de elaboração de planos de marketing. Pesquisas em Marketing aplicadas ao turismo: oferta e demanda. Planos de marketing e políticas públicas: o caso do Plano Aquarela. EMBRATUR: estrutura e ações de marketing. Técnicas publicitárias e turismo: estratégias, ações e instrumentos de promoção turística. Elaboração de um Plano de Marketing e/ou instrumentos publicitários para um destino turístico fluminense.

OBJETIVO(S):

Compreender e se apropriar de conceitos do marketing, bem como de seus fundamentos e aplicação em Turismo. Identificar aspectos técnicos (conceitos, estratégias, custos e benefícios) de um plano de marketing no tocante a sua eficiência e eficácia à promoção da atividade turística. Elaborar e apresentar propostas de planos de marketing em turismo a partir da realidade do espaço turístico fluminense.


BIBLIOGRAFIA:

AMBRóSIO, Vicente. Plano de Marketing: um roteiro para a ação. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

CHIAS, Josep. Turismo: o negócio da felicidade. São Paulo: editora SENAC, 2007.

GOMES, Isabela Motta. Como elaborar um plano de marketing. Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. Prentice Hall Brasil, 2006, 12a edição. 776p

MCDONALD, M. Planos de marketing: planejamento e gestão estratégica. São paulo: campus, 2004.

MINISTéRIO DO TURISMO. Plano Aquarela - Marketing Turistico Internacional do Brasil: 2020. Brasília: Mtur, 2009.

____. Plano Aquarela - Marketing Turistico Internacional do Brasil: 2007-2010. Brasília: Mtur, 2007.

____. Plano Aquarela - Marketing Turistico Internacional do Brasil: 2003-2006. Brasília: Mtur, 2003.

PINHO, J.B. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. Campinas, SP: ed. Papirus, 2001.

SKACEL, Robert K. Plano de marketing: como prepará-lo: o que deve conter. São Paulo: Nobel, 1992.gg