UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE NUTRICAO APLICADA
DISCIPLINA: Internato em Alimentação Coletiva
CARGA HORÁRIA: 780 CRÉDITOS: 26 CÓDIGO: NUT02-12497
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaNUT - Nutrição (versão 5)
Eletiva DefinidaNUT - Nutrição (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio26 40 780
TOTAL 26 40 780

EMENTA:

Processo de trabalho em alimentação coletiva. Planejamento, Organização Direção e Controle de Unidades de Alimentação e Nutrição. Etapas do processo produtivo de refeições para coletividades. Gestão de Recursos físicos, humanos, materiais e financeiros em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Segurança Alimentar em alimentação coletiva. Higiene, segurança e saúde no trabalho em Alimentação Coletiva.

OBJETIVO(S):

Possibilitar a participação nas atividades técnicas e administrativas, realizadas em Unidades de alimentação e nutrição, inerentes ao processo de produção de refeições para coletividades, buscando contribuir para a formação de uma postura crítica e investigativa.

Atuar no desenvolvimento das funções de planejamento, organização, direção e controle do processo produtivo de refeições para coletividades.

Atuar no gerenciamento de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, com ênfase na gestão de recursos físicos, humanos, materiais e financeiros, com enfoque interdisciplinar, identificando os problemas e apontando soluções.



PRÉ-REQUISITO 1:

NUT03-12475 Ética Profissional
PRÉ-REQUISITO 2:

NUT02-12463 Alimentação Coletiva II
TRAVA:

126 créditos (Nutrição - versão 5)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

NUT02-10692 Internato em Alimentação Coletiva
 
BIBLIOGRAFIA:

ABREU, E.S. DE; SPINELLI, M.G.N.; ZANARDI, A.M.P. Gestão de unidades de alimentação e nutrição: um modo de fazer. São Paulo: Metha, 2007



MINISTéRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Normas regulamentadoras. Disponível em: http:// www.mte.gov.br/legislação/normas regulamentadoras /default.asp Acesso em : 19/1/2010.



PROENçA, R.P.C. - Inovação Tecnológica na produção de alimentação coletiva. 2ª. Ed. Florianópolis, SC: Insular, 2009.



SILVA FILHO, Antônio Romão A. da. Manual básico para planejamento e projeto de restaurantes e cozinhas industriais. São Paul: Varela, 1996.



SILVA Jr., Eneo Alves de. Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Alimentos. 6ª ed. rev. e ampl.. São Paulo: Varela, 2008.



VAZ, Célia Silvério. Restaurantes: controlando custos e aumentando lucros. Célia Vaz. Brasília, 2006.