UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE COGNIÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: PSI04-12486
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaNUT - Nutrição (versão 5)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

Principais teóricos e suas contribuições para o desenvolvimento humano. Etapas do desenvolvimento humano. Abordagem biopsicossocial do desenvolvimento em suas diferentes fases. Representações sociais. Transtornos alimentares. Contextualização e aplicação da psicologia para a nutrição Competências emocionais do profissional de saúde e compromisso social.

OBJETIVO(S):

Proporcionar aos estudantes meios para uma análise crítica do comportamento humano de forma a entender a complexidade de fatores envolvidos nos comportamentos dos indivíduos. e

Desenvolver uma percepção crítica da realidade social, econômica, política e cultural, de forma a serem capazes de entender os problemas nutricionais da população em suas especificidades podendo assim, promover e recuperar a saúde de indivíduos e populações de forma mais eficaz.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

PSI04-04841 Psicologia do Desenvolvimento VI
 
BIBLIOGRAFIA:

ARIèS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.

Aspesi, C., Dessen, M., et Chagas, J. A ciência do Desenvolvimento Humano: uma perspectiva interdisciplinar - Ed. Armed - Porto Alegre, 2005.

Biaggio, A. M.B. Psicologia do desenvolvimento - Ed. Vozes, RJ

Davidof, L. Introdução à Psicologia - Ed. Mc Graw Hill, SP

Keisler, L.; Fain, M. A criança e seu corpo - Psicossomática da primeira infância - Ed, Zahar, RJ

Rappaport, C. R. -Psicologia do desenvolvimento - Volumes 1,2, 3 e 4 - Ed. EPU SP

Seidl de Moura, M. et Moncorvo, M. A Psicologia do Desenvolvimento no Brasil: tendências e perspectivas. Em D. Colinvaux, L. Leiteet D. Delláglio (Orgs.). Psicologia do Desenvolvimento: reflexões e práticas atuais- Casa do Psicólogo. São Paulo.

FAZOLO, Eliane; CARVALHO, Maria Cristina; LEITE, Maria Isabel; KRAMER, Sonia. História e política da educação infantil. Sonimar C. de Faria; in: Educação infantil em curso. Rio de Janeiro: Editora Ravil, 1997. (p. 09 a 37).