UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA HUMANA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia V
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: IGEOG02-12360
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

EMENTA:

CAMINHOS METODOLóGICOS PARA O ESTUDO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAçãO DO PROFESSOR ATUANTE NO ENSINO FUNDAMENTAL E MéDIO. O SABER DOCENTE E A PRODUçãO DE CONHECIMENTO NO UNIVERSO ESCOLAR. CONSTRUçãO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSãO VOLTADOS PARA A DOCêNCIA DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS.

OBJETIVO(S):

DESENVOLVER UM OLHAR ANALíSTICO E INVESTIGATIVO DOS LICENCIANDOS SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR. PROMOVER A ELABORAçãO DE PESQUISAS ACADêMICAS QUE TENHAM COMO FOCO A REALIDADE DAS ESCOLAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA. CAPACITAR O LICENCIANDO A INVESTIGAR E INTERFERIR NA REALIDADE DAS ESCOLAS PúBLICAS CONVENIADAS ATRAVéS DE PROJETOS VOTADOS PARA O CORPO DISCENTE E DOCENTE.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IGEOG02-11068 Estágio Supervisionado V
 
BIBLIOGRAFIA:

LüDKE, M. (2002): ´A COMPLEXA RELAçãO ENTRE O PROFESSOR E A PESQUISA´. IN: ANDRé. M. (ORG). O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAçãO E NA PRáTICA DOS PROFESSORES. SãO PAULO. PAPIRUS.

PINHEIRO, A. C. (2006): DILEMAS DA FORMAçãO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR. GOIâNIA. ED. VIEIRA.

SANTOS, WANDA T. P. E COMPIANI, M. (2008): PRáTICA DE ENSINO E ESTáGIO SUPERVISIONADO NA

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: OS DESAFIOS DA OPERACIONALIZAçãO DIANTE DAS REFORMULAçõES CURRICULARES.

TARDIF, M. (1991): OS PROFESSORES FACE AO SABER. ESBOçO DE UMA PROBLEMáTICA DO SABER DOCENTE. TEORIA E EDUCAçãO. V.4