UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ELETRONICA QUANTICA
DISCIPLINA: Física
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FIS03-12315
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

CONCEITOS BáSICOS SOBRE RADIAçãO: Radiação corpuscular e radiação eletromagnética. Teoria dos quantas. Dualidade onda-partícula, aplicação à microscopia eletrônica. Tipos de radiação, características e suas aplicações. Proteção radiológica, limites máximos permissíveis.

MODELOS ATôMICOS: Modelos de Thomson e Rutherford. Modelo do átomo de hidrogênio de Bohr. Níveis de energia. Espectros atômicos.

RAIO-X: Produção e sua atenuação. Aplicação em biologia e medicina: radioterapia, radiologia diagnóstica, medicina nuclear. Efeitos biológicos das radiações a curto prazo.

ENERGIA: Trabalho realizado por uma força constante. Potência. Energia Cinética. Energia Potencial. Conservação de energia mecânica, energia térmica e energia química. Fontes convencionais e não convencionais. Fonte primária de energia. Energia hidráulica; energia dos combustíveis; energia nuclear; geométrica e solar.

FENôMENOS ONDULATóRIOS: Tipos de ondas. Princípios da superposição. Onda harmônica simples. Velocidade de propagação da onda em meios elásticos. Teorema de Fourrier. Ondas estacionárias. Transporte de energia por ondas.

SOM: Propriedades físicas: propagação, intensidade, altura, timbre, interferência, difração Efeito Doppler. Quantificação do som. Potência e intensidade.

ULTRA-SOM: Uso na biomedicina. Geração e detecção de ultra-som. Propriedades das ondas ultra-sônicas. Formação de imagens. Fisioterapia ultra-sônica. Efeitos biológicos do ultra-som.

FENôMENOS LUMINOSOS: A luz como onda. Leis da reflexão e refração. Lentes: delgadas e de aumento. Convergência de uma lente; aumento angular. Câmaras fotográficas. Microscópios óticos. Noções de espectrofotometria.

MOVIMENTOS E PROPRIEDADES DE FLUIDOS: Escoamento de fluidos ideais e reais Tensão superficial. Capilaridade.



TERMODINâMICA: Energia interna e energia externa. Primeira lei da termodinâmica. Segunda lei da termodinâmica. Conceitos de entropia, entalpia e energia livre.



Metodologia: Aulas expositivas com a utilização de recursos audiovisuais, aulas práticas de laboratório e de campo; análise crítica de literatura especializada; leitura e discussão de textos selecionados sob a orientação do professor.

Avaliação: prova escrita, relatórios das aulas práticas de campo e de laboratório; seminários; estudos dirigidos.



OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de relacionar e aplicar conceitos de física aos conceitos biológicos; descrever os principais fenômenos físicos relacionados com os seres vivos e suas aplicações na Biologia.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FIS03-02316 Complementos de Física Experimental
 
BIBLIOGRAFIA:

Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. Emico Okuno, Iverê I. Caldas e Cecvil Chow, 1ª edição, 1982. Editora Harper et Row do Brasil.

Biofísica Básica; Ibrahim Felipe Heneine. 1ª edição. 1987. Editora Atheneu.