UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA FÍSICA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IGEOG01-12298
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

PARTICIPAçãO NO COTIDIANO ESCOLAR. ESTRATéGIAS E METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA DO ENSINO BáSICO. CONSTRUçãO DE PROJETOS DE EXTENSãO VOLTADOS PARA A DOCêNCIA DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS COM A INSERçãO DE METODOLOGIAS VOLTADAS PARA O SEU ENSINO.

OBJETIVO(S):

DESENVOLVER UM OLHAR ANALíTICO E INVESTIGATIVO DOS LICENCIANDOS SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR. PROMOVER A ELABORAçãO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS ACADêMICOS QUE TENHAM COMO FOCO A REALIDADE DAS ESCOLAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA. CAPACITAR O LICENCIANDO A INVESTIGAR E INTERFERIR NA REALIDADE DAS ESCOLAS PúBLICAS CONVENIADAS ATRAVéS DE PROJETOS VOTADOS PARA O CORPO DISCENTE E DOCENTE.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

CAP05-08865 Estágio Supervisionado em Geografia I
 
BIBLIOGRAFIA:

- LüDKE, M. (2002): ´A COMPLEXA RELAçãO ENTRE O PROFESSOR E A PESQUISA´. IN: ANDRé. M. (ORG). O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAçãO E NA PRáTICA DOS PROFESSORES. SãO PAULO. PAPIRUS.

- PINHEIRO, A. C. (2006): DILEMAS DA FORMAçãO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO ENSINO SUPERIOR. GOIâNIA. ED. VIEIRA.

- SANTOS, WANDA T. P. E COMPIANI, M. (2008): PRáTICA DE ENSINO E ESTáGIO SUPERVISIONADO NA

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: OS DESAFIOS DA OPERACIONALIZAçãO DIANTE DAS REFORMULAçõES CURRICULARES.

- TARDIF, M. (1991): OS PROFESSORES FACE AO SABER. ESBOçO DE UMA PROBLEMáTICA DO SABER DOCENTE. TEORIA E EDUCAçãO. V.4