UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE GEOGRAFIA
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA FÍSICA
DISCIPLINA: Pedologia I
CARGA HORÁRIA: 75 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IGEOG01-12295
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 4 5 75

EMENTA:

Fatores e processos de formação dos solos; tipos de horizontes e horizontes diagnósticos; ambientes e materiais. Formadores dos solos; descrição e coleta de amostras de solo; os constituintes do solo; sistema de classificação e solos Brasileiros. Prática em trabalho de campo e laboratório.

OBJETIVO(S):

Compreender os processos de formação e desenvolvimento dos solos, bem como o seu reconhecimento em campo.

PRÉ-REQUISITO 1:

IGEOG01-12294 Processos Geomorfológicos
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP05-09112 Pedologia
GEO01-05594 Pedologia I
IGEOG01-10989 Pedologia I
 
BIBLIOGRAFIA:

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. (1999). Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Brasília; Rio de Janeiro, 412 p.

FREIRE, O. Solos das regiões tropicais. Botucatu, FEPAF, 2006.

IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2007. Manual Técnico de Pedologia. Disponível em:

ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursosnaturais/pedologia/

KIEHL, E.J. (1979). Manual de Edafologia: relações solo-planta. Agronômica Ceres, São Paulo, 262 p.

LEMOS, R. C. et SANTOS, R. D. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 3a ed. Campinas: SBCS/EMBRAPA

LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos. São Paulo, Oficina de Textos, 2002, 178p.

OLIVEIRA, J. B. Pedologia Aplicada. 3ª. Edição. Piracicaba, FEALQ. 2008. 592p.

VIEIRA, L.S. (1988). Manual de Ciência do Solo: com ênfase aos solos tropicais. Agronômica Ceres, São Paulo, 464 p.